Pesquisar
Foto: Internet
rabudo 3
O Rabudo é uma figura mitológica que assombra os indígenas ao Norte de Roraima
CORRE, PARENTE!

Coluna do Rabudo

Autor da nociva PEC-48, que atinge de morte o direito dos povos indígenas em todo país, senador Hiran Gonçalves veio ao Uiramutã pedir votos; quanta cara de pau!

Tensão

O clima continua tenso em Brasília e em Roraima. É que o governador “Tic toc”, Antônio Denarium, escapou da “guilhotina”, mas fontes garantem que em novembro próximo o Dena cai por explícita compra de votos nas eleições passadas. O corre-corre é geral no Palácio Senador Hélio Campos. Salvem-se quem puder!

Gravou até vídeo

Denarium está pagando R$ 70 milhões à banca de advogados mais cara do Brasil, tentando escapar desesperadamente da “guilhotina”, mas em Brasília todos sabem que o governador roraimense é bolsonarista de “carteirinha”, pois ele gravou até um vídeo nas eleições passadas, esculhambando Lula e PT, lembram? O bicho vai pegar, seu Antônio.

“Deu comida” aos pobres?

Pelas bandas de cá, no pacato e exuberante Uiramutã, a briga em grupos de WhatsApp pega fogo. Tem gente que alega que Denarium está sendo julgado “injustamente” só porque “deu comida aos pobres” (cestas básicas), mas esquecem que a “boa ação” do governador ocorreu em véspera de eleição, o que caracterizou o explícito crime eleitoral. Porque, então, seu Antônio não continuou “dando comida” aos pobres?

Robin Hood às avessas

O atual crime eleitoral cometido por Denarium, sob a ótica de seus defensores, me fez lembrar as facetas do inglês Robin Hood, no século XII. O ladrão roubava dos ricos e dava aos pobres. A diferença é que hoje, em Roraima, seu Antônio rouba dos pobres para trocar por votos dos mesmos pobres. E ainda tem gente que acha isso legal. Lamentável.

Bom lembrar que o Dena, quando precisou de votos, veio ao Uiramutã dois anos atrás e declarou apoio ao prefeito. Mas este ano, com cinismo escancarado no rosto, o governador voltou ao município e declarou apoio ao candidato da oposição. Só que a “trairagem” do seu Antônio mexeu com forças ancestrais do povo macuxi e a conta vai chegar. Aguardem…

Mexeu com os ancestrais

Já perceberam que tudo desandou para o governador desde quando ele participou da convenção da oposição no Uiramutã e consumou sua traição? O partido REDE Sustentabilidade entrou na justiça e no dia seguinte foi pautada a cassação do Dena no TSE. Coincidência? Não. É que os tambores rufaram por essas bandas e agora o Dena vai sentar (politicamente) no colo de Tupã. Logo, logo seu Antônio cairá no ostracismo político, pra largar de ser traíra.

Ledo engano

No campo político do Uiramutã, com a cassação de Denarium, tem uma galera feliz da vida, dizendo que o candidato do então governador continuará contando com o apoio da “máquina” estatal, caso o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio, assuma o governo do Estado. Ledo engano.

Quem viver, verá…

Após o racha com Denarium, Sampaio sequer participou da convenção do candidato da oposição, ocorrida mês passado na sede do Uiramutã. Isso deixa bem claro que Sampaio, possível governador “tampão”, não vai apoiar a campanha do candidato do Dena, nem permitir o uso da “máquina” durante as eleições no Uiramutã. Quem viver, verá.

Afinidade política

Outra. Diferente de Denarium, que é do agro e contra o meio ambiente, Sampaio, desde o PC do B, sempre manteve afinidade política com a causa indígena, o que favorece a candidatura de reeleição do prefeito Tuxaua Benísio. Então, quem pensa que, caindo Denarium e assumindo Sampaio, o candidato da oposição continua com o poderio da “máquina”, melhor já ir tirando o “cavalinho da chuva”.

Ilari, ilari, ilariê… ôôô!

O senador Mecias de Jesus discursou esta semana, em Brasília, indignado com a iminente cassação de Denarium. Também pudera. Para quem não sabe, o “baixinho da Xuxa” tem a metade do governo de seu Antônio em suas mãos, por isso também corre da “sala para a cozinha”, temendo perder suas benesses e seus milhares da cargos comissionados no Executivo estadual. Explicado o chororô de Mecias.

É muita cara de pau!

Já que o papo é Senado, quanta “cara de pau” de Hiran Gonçalves. Autor da nociva PEC-48, que atinge de morte o direito dos povos indígenas em todo país, o maldito senador veio ao Uiramutã pedir votos para o seu candidato à prefeitura. Quanta cara de pau, Hiran!

Vossa excelência, saiba que 96% da população deste município é indígena. E o nobre, que criou a mortífera PEC-48, ainda tem a “cara de pau” de pisar aqui para pedir voto? Vai pisar numa arraia, vai!

Só de boa

Enquanto a oposição em Uiramutã entre em polvorosa com a iminente cassação de Denarium, o que coloca em “xeque” a campanha de seu candidato, Tuxaua Benísio segue em paz, de boa, fazendo sua humilde política do “malocão”, política esta para todos: CIR, Sodiurr, Coping e não-indígenas.

Dena mandou o BOPE, lembram?

Bom lembrar que, há dois anos, Denarium mandou o BOPE meter bala e arrebentar os indígenas que fiscalizavam na barreira da comunidade Tabatinga, lembram? Mais sangue deste povo derramado. E agora, o mesmo Denarium vem aqui pedir votos? Quanto cinismo!

Vão entregar?

Não acredito que, após décadas de muita luta e sangue derramado, este aguerrido povo vai entregar de “mão beijada”, em outubro próximo, a terra indígena Raposa Serra do Sol, justamente, àqueles que sempre lutaram contra a demarcação.

Tem trabalho para mostrar

Contra fatos não há argumentos. A gestão do atual prefeito Benísio foi SEM DÚVIDA a que mais fez. Fez mais do que as três passadas. Já são mais de 70 obras concluídas e entregues à população nos quatro cantos do Uiramutã. Benísio está até concluindo e entregando obras abandonadas pelos ex-prefeitos, os mesmos que hoje apoiam o candidato da oposição.

Não promete, faz!

Com tanto trabalho para mostrar, Benísio nem precisa “atacar” a oposição. Basta o tuxaua divulgar seus feitos à frente da prefeitura do Uiramutã. Só isso. E deixe que a oposição “pire o cabeção”. Benísio não promete, faz!

Depois dessa, fui!

Publicidade

Veja também:

Executado com tiro na cabeça

Postado em 24 de novembro de 2025

Flagrou a mulher e matou o “pé-de-pano”

Postado em 24 de novembro de 2025

Trabalhadores devem receber 1ª parcela do 13º até sexta

Postado em 24 de novembro de 2025

BABV e militares são homenageados na Ale-RR

Postado em 24 de novembro de 2025

DRACO agarra vagabundo no Pedra Pintada

Postado em 24 de novembro de 2025

Crazy News fica em 2º no prêmio DPE de Jornalismo

Postado em 24 de novembro de 2025