O prefeito Tuxaua Benísio (REDE) e secretários municipais foram empossados na noite desta quinta-feira, dia 16, durante a 44ª Assembleia Geral da Região das Serras, na comunidade indígena Willimon, a aproximadamente cinco quilômetros da sede do município. O evento reúne tuxauas, coordenadores de centros e lideranças indígenas.
Primeiro tomaram posse os coordenadores de centros para o exercício de suas atividades em 2025. Francisco André foi empossado também como 1° tuxaua da comunidade indígena Caraparu I. Depois ocorreu a posse de conselheiros, vaqueiros, seguranças do GPVIT e capatazes indígenas. Todos se comprometeram e disseram NÃO à entrada e consumo de bebidas alcoólicas dentro das comunidades.
Em seguida, a mesa de autoridades, composta pelo coordenador da região das Serras, Amarildo Mota e o vice-coordenador José Sabino André receberam o prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio, acompanhado pela primeira-dama, dona Nailza Aliandro, secretários municipais, adjuntos e o vereador Gedeão André da Silva (REDE).
Compareceram à posse, os seguintes secretários municipais e adjuntos: Damázio de Souza Gomes (Educação), Gerocina Pereira da Silva (adjunta); Eloíza Cavalcante (Administração); Omério Cavalcante de Lima (Assistência Social), Nailza Aliandro (adjunta); Danielle Miliano Galé (Agricultura); José Novais Pereira da Silva (Articulação Política); Lucas Ângelo (Saúde), Valdete da Silva Lima (adjunta); Silvânio Alves dos Santos (Obras e Infraestrutura), Adailton Carneiro de Lima (adjunto); Silas Cavalcante Abelardo (Meio Ambiente e Turismo); Neudo Joaquim Marques (Assuntos Indígenas), Geomir Melquior Messias (adjunto); e Erlize José de Souza (Chefe de Gabinete).
Por motivo de saúde e outros, não compareceram à posse o secretário Denismar Horta Tomé (Finanças), o chefe do Controle Interno, Edmar Augusto Oreano, e o vice-prefeito Jeremias Souza Lima.
Em seu discurso, o prefeito Benísio agradeceu a todos pela posse. Ele lembrou que em dezembro do ano passado foi diplomado em Pacaraima pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RR). Depois, no dia 1° de janeiro deste ano tomou posse na Câmara dos Vereadores do Uiramutã. E agora, para efetivar em definitivo sua nova gestão, foi empossado por seus parentes, tuxauas e lideranças indígenas.
“Já se passaram oito anos de gestão pública, quatro como vereador e quatro como prefeito, na minha primeira gestão. Portanto, faço hoje aqui mais um compromisso diante de todos: o trabalho vai continuar para indígenas e não-indígenas. Teremos mais obras de infraestrutura. Contudo, nesta nova gestão também vamos trabalhar para desenvolver economicamente o nosso município”, adiantou o prefeito.
Tuxaua Benísio também falou da importância de trabalhar de “mãos dadas” com a Câmara de Vereadores. “Estou à disposição a qualquer momento de todos vocês, lideranças e tuxauas. Vamos trabalhar juntos e fazer uma gestão compartilhada”, ressaltou.
Chefe de gabinete reforça compromisso
Em seguida, em nome de todos os secretários e adjuntos, a chefe de Gabinete, Erlize de Souza, agradeceu a todos pela confiança. Ela reforçou o discurso do prefeito, dizendo que a nova gestão vai continuar trabalhando para todos, sem distinção. Erlize aproveitou ainda para fazer um pedido.
“Peço a todos vocês que acompanhem mais de perto o nosso trabalho. Acompanhem também as sessões na Câmara de Vereadores e cobrem de nossos representantes”, orientou.
Após o discurso, o prefeito Tuxaua Benísio e o vereador Gedeão André receberam o termo de posse e, juntos com a equipe do primeiro escalão municipal, todos foram abençoados pela professora Ernetina Afonso com uma defumação durante o ritual Maruai, que faz parte da cultura macuxi.
Ao final da posse, o prefeito Tuxaua Benísio apresentou ao público os importantes prêmios que recebeu no ano passado, o Selo Unicef e o Selo Ouro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RR). Foi muito aplaudido. O coordenador da região das Serras, Amarildo Mota, desejou sucesso à nova gestão municipal e a assembleia foi encerrada com uma oração na língua Macuxi.