Pesquisar
Foto: Internet
ministro
O governador de Roraima, Antonio Denarium, e o ministro do TSE André Mendonça
IMINENTE CASSAÇÃO

Mendonça dá mais 30 dias de “fôlego” a Denarium

Ministro do TSE alega que a extensão do prazo se justifica pelo exame de quatro imputações distintas

Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), André Mendonça pediu nesta quarta-feira, dia 24, mais 30 dias para concluir a análise do processo de cassação do mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), e do vice-governador, Edilson Damião (Republicanos). A dupla desponde por abuso de poder econômico e político durante as eleições de 2022.

Segundo Mendonça, a extensão do prazo se justifica pelo exame de quatro imputações distintas, cada qual analisada com base em extenso acervo probatório. Em seu despacho, o ministro destacou que “a nova incursão, por esta Corte Superior, é própria da via do recurso ordinário”.

O dispositivo estabelece que o ministro que pedir vista dos autos deve apresentá-los para prosseguimento da votação no prazo de 30 dias, podendo esse prazo ser prorrogado, uma única vez, mediante manifestação fundamentada à presidência da Corte.

A bronca

O processo se originou a partir de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije). O TRE-RR reconheceu a prática de abuso dos poderes político e econômico e por isso já cassou Denarium e seu vice quatro vezes. A decisão também declarou inelegibilidade de Denarium por oito anos e anulou a votação recebida, com determinação de renovação das eleições de 2022.

No TSE, a relatora do processo, ministra Isabel Gallotti, negou provimento aos recursos de Denarium e Damião no dia 26 de agosto de 2025, determinando a execução imediata do julgamento, independentemente da publicação do acórdão.

Mas após o voto da relatora, o que já era esperado, Mendonça pediu vista dos autos e livrou Denarium e Damião da cassação. O pedido de prorrogação será agora submetido à presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, antes da retomada do julgamento, que pode voltar à pauta até o final de outubro deste ano.

Publicidade

Veja também:

Locais das provas discursivas serão divulgados nesta segunda

Postado em 30 de novembro de 2025

Idoso morre após acidente na RR-206

Postado em 30 de novembro de 2025

Indígenas discutem políticas públicas em assembleia

Postado em 30 de novembro de 2025

Polícia desbarata quadrilha especializada em furtos rurais

Postado em 30 de novembro de 2025

Funai e parceiros traçam plano de recuperação ambiental

Postado em 30 de novembro de 2025

Motora derruba muro de praça no Pricumã

Postado em 30 de novembro de 2025