Pesquisar
Foto: SupCom ALE-RR
faguinho
O presidente da Câmara Municipal de São Luiz do Anauá, Faguinho, foi cassado por unanimidade pelo TRE de Roraima
MANDATO CASSADO

TRE “corta e apara curica” do Faguinho

Julgamento do recurso havia sido suspenso em setembro, após pedido de vista, mas foi retomado nesta quarta-feira; Curió tá cantando, feliz da vida

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou, por unanimidade, na manhã desta quarta-feira, dia 15, o mandato do vereador Fagner de Matos Gomes, conhecido como Faguinho (PP), eleito nas eleições municipais de 2024 em São Luiz do Anauá, região Sul do Estado.

A decisão atendeu a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta por Roberto da Rocha Silva, o Curió, também candidato ao cargo e atual primeiro suplente do partido.

O julgamento do recurso havia sido suspenso em setembro, após pedido de vista do juiz Cláudio Belmino, e foi retomado nesta quarta-feira. A relatora do processo, juíza Joana Sarmento, votou pela manutenção da sentença de 1ª instância, reconhecendo a prática de compra de votos e abuso de poder econômico.

O Pleno do Tribunal determinou a cassação do diploma, a inelegibilidade de Fagner por oito anos, a anulação dos votos recebidos e o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. A decisão tem cumprimento imediato, o que significa que o vereador deixa o cargo mesmo que recorra ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Caso

De acordo com a denúncia, no dia 5 de outubro de 2024, véspera da eleição, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do vereador. Na operação foram encontrados dinheiro em espécie, cópias de títulos eleitorais e mensagens em dispositivos eletrônicos que indicaram um esquema de compra de votos.

A defesa sustentou que não havia provas robustas de troca de vantagens por votos, mas os magistrados consideraram os elementos apresentados pela investigação suficientes para confirmar a condenação.

Com a cassação, os votos recebidos por Fagner serão anulados e haverá recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, podendo impactar na composição da Câmara Municipal. O Curió tá cantando, feliz da vida.

Publicidade

Veja também:

Locais das provas discursivas serão divulgados nesta segunda

Postado em 30 de novembro de 2025

Idoso morre após acidente na RR-206

Postado em 30 de novembro de 2025

Indígenas discutem políticas públicas em assembleia

Postado em 30 de novembro de 2025

Polícia desbarata quadrilha especializada em furtos rurais

Postado em 30 de novembro de 2025

Funai e parceiros traçam plano de recuperação ambiental

Postado em 30 de novembro de 2025

Motora derruba muro de praça no Pricumã

Postado em 30 de novembro de 2025