O temporal que caiu na tarde de ontem, dia 21, na comunidade indígena São Luiz, no Uiramutã, danificou escolas, igreja e o malocão. As rajadas de vento também derrubaram árvores e destelharam várias casas.
Após a forte chuva, um morador da comunidade gravou um vídeo, mostrando os estragos provocados pelo vendaval. Parte do forro da escola municipal indígena Oséias Ribeiro desabou. A igreja da comunidade ficou parcialmente destelhada.
Inúmeras casas e o barracão onde funciona uma escola estadual também ficaram com a estrutura comprometida. O indígena que grava o vídeo informa que choveu até granizo. Não houve registro de feridos.
Como a escola municipal ficou com parte da estrutura física comprometida, a prefeitura do Uiramutã informou que vai fazer um laudo e acionar a empresa responsável pela construção para fazer os reparos na unidade de ensino.
Na comunidade indígena Barreirinha, a forte chuva também danificou parte do telhado da escola municipal indígena Amooko Roseno.
Na manhã desta quarta-feira, dia 22, secretários municipais se reuniram para elaborar um plano de contingência. O objetivo é estabelecer procedimentos e estratégias para minimizar os impactos provocados pelo temporal. As equipes do município já se deslocaram às comunidades atingidas.