Pesquisar
Foto: Amilcar Júnior
coordenadores 2
Equipe técnica da Semecd participou de uma reunião técnica sobre o novo Plano de Ações Articuladas (PAR)
AÇÕES ARTICULADAS

Coordenadores do Uiramutã tiram dúvidas sobre novo plano do MEC

Plataforma funciona como instrumento de orientação para as equipes de educação do Estado e dos municípios

Na manhã desta quinta-feira, dia 30, coordenadores pedagógicos da Educação do Uiramutã participaram de uma reunião técnica sobre o novo Plano de Ações Articuladas (PAR) proposto pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O encontro, que ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semecd), contou com a participação do titular da pasta, secretário Damázio de Souza Gomes.

A Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) enviou a articuladora Vilma Chaves para fazer a apresentação do novo plano. A técnica Rosineia Lima, articuladora da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RR), também participou da reunião.

“A proposta é ensinar e tirar dúvidas sobre o novo plano, pois esta plataforma do MEC funciona como instrumento de orientação, diagnóstico e planejamento para as equipes de educação do Estado e dos municípios. É por esta plataforma que o governo federal vai se orientar a respeito da educação nos municípios e no Estado”, explicou Vilma.

Os coordenadores pedagógicos, de acordo com a articuladora, vão inserir informações dentro da plataforma para que o MEC depois adote políticas públicas para melhorar a qualidade da educação conforme a realidade de cada município.

A primeira fase do novo PAR está voltada para a produção de diagnósticos. Depois, a partir das informações de cada município e do estado na plataforma, o MEC fará o planejamento das ações educacionais.

Damázio reconheceu que o novo Plano de Ações Articuladas é crucial para a educação básica por ser uma ferramenta de planejamento, diagnóstico e gestão que orienta a colaboração entre a União, estados e municípios.

“É muito importante porque oferece assistência técnica e financeira do MEC para que os entes federados possam melhorar indicadores educacionais, como acesso, permanência e qualidade, por meio da definição de metas e ações estratégicas para um ciclo de quatro anos”, pontuou o secretário.

O que é o PAR?

É um Plano de Ações Articuladas, um instrumento de planejamento estratégico para a melhoria da qualidade da educação básica em estados, municípios e no Distrito Federal. Ele funciona como um guia para a gestão educacional, com foco na assistência técnica e financeira do governo federal aos entes federados, alinhando as ações para atender às necessidades locais e fortalecer a colaboração entre eles.

Publicidade

Veja também:

Locais das provas discursivas serão divulgados nesta segunda

Postado em 30 de novembro de 2025

Idoso morre após acidente na RR-206

Postado em 30 de novembro de 2025

Indígenas discutem políticas públicas em assembleia

Postado em 30 de novembro de 2025

Polícia desbarata quadrilha especializada em furtos rurais

Postado em 30 de novembro de 2025

Funai e parceiros traçam plano de recuperação ambiental

Postado em 30 de novembro de 2025

Motora derruba muro de praça no Pricumã

Postado em 30 de novembro de 2025