O Serviço Social do Comércio de Roraima (Sesc-RR) promove nesta terça-feira (11), o projeto Sesc Comunidade no Uiramutã, município mais indígena do Brasil, situado no extremo Norte de Roraima. A iniciativa visa proporcionar momentos de integração social, lazer, cultura e saúde por meio de uma programação variada voltada para toda a comunidade.
Durante o evento, os narradores contaram histórias e depois fizeram pinturas faciais. A garotada ainda participou de atividades recreativas e do Cine Sesc. O Exército Brasileiro, também parceiro do programa, disponibilizou uma equipe médica e odontológica para atender ao público.
A ação contou ainda com oficinas de aproveitamento de alimentos e boas práticas no atendimento ao turismo. Pela manhã, a equipe do Sesc e servidores municipais realizaram atividades lúdicas e recreativas na escola municipal Antônio Rodrigues, na sede do município. A meninada se divertiu com jogos e brincadeiras de roda. Depois, ganharam pipoca e lancharam.
Os militares do Exército fizeram uma exposição de materiais na entrada da escola. “A proposta é proporcionar a interação com o público infantojuvenil. Também trouxemos equipes para fazer atendimento médico e odontológico”, informou o 3° sargento Victor Freitas, do 6° Pelotão Especial de Fronteira (PEF).
No fim da tarde, encerrando a programação, o público participa de uma caminhada de três quilômetros na sede do município. Os participantes levaram um quilo de alimento não-perecível e receberam o kit esportivo.
“Os alimentos arrecadados serão destinados ao programa Mesa Brasil. Na noite de ontem (10), entregamos 150 cestas básicas e 100 latas de leite para famílias carentes do município”, frisou Tayane Fraxe, gerente de Comunicação do Sesc/RR.
A professora Adriana Araújo, responsável pela Coordenação Intersetorial da 1ª Infância da Secretaria de Educação do Uiramutã, informou que a parceria com o Sesc/RR culmina na ação final do marco-lógico 2025 da 1ª Infância no município.
O secretário de Educação do Uiramutã, Damázio de Souza Gomes, disse que as ações sociais são importantes porque, segundo ele, visam democratizar o acesso a serviços essenciais, além de promover a cidadania, inclusão social e melhor qualidade de vida para a população em geral, especialmente em comunidades mais vulneráveis. “É mais uma parceria de sucesso que fizemos”, pontuou.
Após a caminhada, o público continuou a malhar na frente do caminhão-palco do Sesc, montado na praça central da cidade. “O Sesc Comunidade é isso: cultura, lazer e serviços essenciais para o bem-estar da população”, finalizou Tayane.