Pesquisar
Foto: Jardeson Pinho
omunga
Secretário de Educação do Uiramutã, Damásio Gomes, participou da abertura do 5º ciclo na comunidade indígena Uiramutã
PRODUÇÃO LITERÁRIA

Professores do Uiramutã participam do 5° ciclo do projeto OMUNGA

Oficinas acontecem até a próxima quarta-feira na comunidade indígena Uiramutã; o tema agora é Registros Culturais do Meio Ambiente

Começou nesta segunda-feira (24), o 5° ciclo do projeto OMUNGA no Monte Roraima, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semecd), da Prefeitura do Uiramutã. As oficinas vão até a próxima quarta-feira, na comunidade indígena Uiramutã, ao lado da sede do município.

A OMUNGA é um empreendimento social que desenvolve projetos educacionais e culturais em todo País. A proposta no Uiramutã visa a produção de livros escritos pelos próprios povos originários, além da criação de bibliotecas em comunidades de difícil acesso.

Ao todo serão seis ciclos que ocorrerão no município mais indígena do Brasil em um período de dois anos. O primeiro ciclo aconteceu em abril de 2024. Neste quinto, mais de cem professores do Estado e do município, a maioria indígena, abordam o tema Registros Culturais do Meio Ambiente.

Antes da formação da mesa de autoridades, a equipe da OMUNGA, secretários municipais, tuxauas e convidados foram recepcionados por crianças e adolescentes indígenas, que dançaram e cantaram músicas tradicionais no malocão da comunidade.

Após a execução dos hinos Nacional, de Roraima e do Uiramutã, em língua macuxi, o coordenador-geral da região das Serras, tuxaua Djacir Melquior da Silva, agradeceu aos alunos pela recepção calorosa. Depois, Orlando Pereira, tuxaua da comunidade indígena Uiramutã, desejou um bom trabalho a todos.

Representando a prefeitura do Uiramutã, o secretário municipal de Articulação Política, José Novaes, também agradeceu a equipe da OMUNGA, aos tuxauas presentes, comunidade e professores, desejando sucesso aos participantes. O gestor da escola estadual indígena Júlio Pereira, Márcio Pereira, representou a Organização de Professores Indígenas de Roraima (OPIR).

O secretário de Educação do Uiramutã, Damázio de Souza Gomes, cumprimentou a todos, lembrando que “abraçou” a OMUNGA em 2023. “É um compromisso do prefeito manter este projeto tão importante para nossos professores e alunos, pois os livros que estão sendo produzidos pelos próprios indígenas serão publicados em três línguas maternas: macuxi, patamona e ingaricó”, pontuou.

Damázio afirmou que a prefeitura mantém o compromisso com o projeto, por isso pediu empenho dos professores. O adjunto da Educação, professor Joeverson Sales, também falou da importância da parceria, que chega à reta final.

Empreendedor Social e Fundador da OMUNGA, Roberto Pascoal, contou parte da história do projeto no Uiramutã e finalizou dizendo que “vocês são os guardiões de todo esse conhecimento ancestral, por isso me sinto honrado em contribuir com a construção de memórias”.

Doação de livros

Após o 6º e último ciclo do projeto, ainda sem data confirmada, serão apresentados dois livros produzidos pelos professores indígenas, um livro fotográfico e um documentário.

Ao final das apresentações, a equipe da OMUNGA entregou três mil livros didáticos que foram doados por todas as regiões do Brasil. O material foi destinado a 57 escolas municipais e estaduais do Uiramutã. O tuxaua Djacir Melquior declarou oficialmente aberto o 6º ciclo.

Os professores em seguida formaram pequenos grupos e realizaram dinâmicas com uso de ferramentas didáticas. Eles também fizeram leitura de livros e exercícios de escrita e desenho.

Publicidade

Veja também:

Executado com tiro na cabeça

Postado em 24 de novembro de 2025

Flagrou a mulher e matou o “pé-de-pano”

Postado em 24 de novembro de 2025

Trabalhadores devem receber 1ª parcela do 13º até sexta

Postado em 24 de novembro de 2025

BABV e militares são homenageados na Ale-RR

Postado em 24 de novembro de 2025

DRACO agarra vagabundo no Pedra Pintada

Postado em 24 de novembro de 2025

Crazy News fica em 2º no prêmio DPE de Jornalismo

Postado em 24 de novembro de 2025