Homens de preto da Federal deflagraram nesta terça-feira, dia 25, a operação Miqueias II e cumprem nove mandados de busca e apreensão em Boa Vista e Bonfim, na região Nordeste de Roraima.
A investigação apura maracutaias em contratações emergenciais realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde do Bonfim durante a pandemia de Covid-19 entre 2020 e 2021.
A investida dos federais teve como objetivo coletar novos elementos que permitam identificar todos os envolvidos e aprofundar as provas já obtidas, além de recuperar recursos públicos desviados.
A Justiça Federal sentou o martelo e determinou também o bloqueio e sequestro de bens e valores relacionados aos danos causados à União, um montante que chega perto de R$ 1 milhão. As medidas visam garantir a reparação do erário.
Entre os alvos da PF está a vice-prefeita de Bonfim, Lisete Spies (Progressistas), a “dona Clotilde, bruxa do 71”. Ela foi titular da Secretaria Municipal de Saúde do Bonfim entre 2020 e 2021, durante a pandemia da Covid-19.
As investigações miram a patifaria ocorrida em um período em que a prefeitura realizou uma série de contratações sem licitação, amparadas pela emergência ocasionada pela pandemia. Só que os federais desconfiam que parte desses contratos tenha sido superfaturada ou direcionada, explícito desvio de recursos da saúde.