Pesquisar
Foto: Internet
caju
Potencial da produção de caju é discutido em audiência pública na ALE-RR
PRODUÇÃO LOCAL

Audiência pública discute potencial do caju

Evento reuniu técnicos e pesquisadores da Embrapa para apresentar soluções tecnológicas e impulsionar a cajucultura roraimense

O potencial da cajucultura em Roraima foi o tema central de uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado (ALERR) nesta quinta-feira (27), no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas. O evento contou com transmissão ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo YouTube (@assembleiarr), reunindo técnicos, pesquisadores, produtores, parlamentares e representantes de instituições públicas e privadas.

A iniciativa, proposta pelo deputado Gabriel Picanço (Republicanos), discutiu a produção local de caju, seu beneficiamento e a agroindustrialização, além de estratégias de comercialização voltadas ao mercado nacional e internacional. “Roraima tem enorme potencial em municípios como Bonfim e Normandia. Queremos fortalecer a produção em escala industrial e gerar mais renda para nossos produtores”, destacou o parlamentar.

Durante a audiência, foram apresentadas experiências e conhecimentos técnicos, incluindo a participação de pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical, de Fortaleza (CE), que trouxeram soluções tecnológicas voltadas ao cultivo, beneficiamento e comercialização do caju. O objetivo foi abordar os desafios enfrentados pelos produtores, especialmente no período pós-colheita e na exportação de produtos derivados do caju.

Hyana Lima, chefe-geral da Embrapa Roraima, reforçou que o estado vem registrando crescimento na fruticultura, com cultivares melhoradas que oferecem resistência a pragas, seca e maior valor agregado tanto na polpa quanto na castanha. “Nosso foco é fortalecer a produção local, atender às exigências do mercado internacional e preparar os produtores para se tornarem exportadores”, afirmou.

O chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical Ceará, Gustavo Saavedra, explicou que a instituição vem desenvolvendo tecnologias para o caju há anos. “Enquanto no Nordeste a tecnologia já evoluiu para modelos de semi-extrativismo e alto desempenho, em Roraima o cultivo ainda segue majoritariamente o modelo extrativista”, disse.

Segundo ele, “no modelo semi-extrativista o produtor não consegue fechar suas contas, mesmo com boa tecnologia, enquanto no modelo de alto desempenho a atividade agrícola se torna altamente rentável. O desafio, agora, é levar a tecnologia para Roraima e evoluir para sistemas de alta performance, aumentando produtividade e rentabilidade”.

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima (Iater), a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (Seadi) também discutiram e expuseram seus desafios e questionamentos sobre o tema, contribuindo para ampliar o entendimento sobre a realidade do setor.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da ALERR. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Publicidade

Veja também:

Locais das provas discursivas serão divulgados nesta segunda

Postado em 30 de novembro de 2025

Idoso morre após acidente na RR-206

Postado em 30 de novembro de 2025

Indígenas discutem políticas públicas em assembleia

Postado em 30 de novembro de 2025

Polícia desbarata quadrilha especializada em furtos rurais

Postado em 30 de novembro de 2025

Funai e parceiros traçam plano de recuperação ambiental

Postado em 30 de novembro de 2025

Motora derruba muro de praça no Pricumã

Postado em 30 de novembro de 2025