Pesquisar
Foto: Jardeson Pinho
obra
As máquinas já começaram as obras para melhorar a infraestrutura na sede do Uiramutã
SÃO SEBASTIÃO

Uiramutã se prepara para maior festejo de sua história

Município vira canteiro de obra, melhora infraestrutura e se prepara para receber grande púbico

De 22 a 24 deste mês, Uiramutã vai parar para celebrar São Sebastião, padroeiro do município. O festejo promete entrar para a história, mas para isso a prefeitura preparou uma programação especial e uma estrutura inédita para receber o público. A novidade este ano é que o palco será montado na antiga pista de pouso da sede, onde atrações nacionais e talentos locais se apresentarão em três noites de muito forró.

A organização do evento também já incluiu na programação várias competições esportivas, corrida de cavalo, de moto e desfiles da Garota Paiuá e Rainha do Festejo. A expectativa este ano é que mais de 30 mil pessoas visitem o município durante os três dias de festa, movimentando a economia, o turismo e o comércio local.

O festejo contará com esquema especial de segurança, com equipes da Polícia Militar, Defesa Civil e seguranças indígenas, além do apoio do Samu. Esta semana, as máquinas já começaram a melhorar a infraestrutura na sede. O secretário municipal de Obras, Silvano Alves dos Santos, falou do andamento das obras.

“Temos o compromisso de promover os serviços essenciais para que tudo saia como o planejado. Já começamos as obras, que não atendem somente as necessidades da festa, mas sim da população em geral”, pontuou.

R$ 135 mil em premiações

O secretário de Finanças do município, Denismar Horta Thomé, confirmou que este ano o festejo terá corrida de cavalos, futebol masculino, feminino e mirim, Enduro Cross e Voleibol, além da escolha da Rainha do festejo, Garota Paiuá e musa do Futebol. A premiação, segundo Dênis, ocorrerá da seguinte forma:

Corrida de cavalos: 50 mil

Futebol masculino, feminino e mirim: 35 mil

Enduro Cross: 10 mil

Voleibol: 5 mil

Rainha do festejo: 5 mil

Garota Paiuá: 5 mil

Musa do futebol: 5 mil.

“Os valores acima serão disponibilizados pela prefeitura. Contudo, lembramos que algumas categorias ainda vão receber patrocínios de empresários locais e políticos, perfazendo mais de 135 mil reais em premiações”, pontuou.

O secretário informou que o novo espaço na antiga pista de pouso na sede acomodará um palco maior, com camarim, tendas para exposição de produtos e camarotes. Na quadra poliesportiva municipal, ao lado da pista, funcionará a praça de alimentação. O local também receberá a feira AgroCultural e as bancas dos vendedores ambulantes cadastrados.

Sobre a inscrição para barraqueiros, Dênis informou que ela pode ser feita na Secretaria de Finanças e o valor cobrado será de acordo com o tamanho do espaço e o tipo de venda de cada ambulante. “As atrações musicais ficarão por conta de bandas do município e de Roraima, mas falta acertar alguns detalhes para confirmação. A atração nacional é o “Afonso Cearense”, de Manaus (AM)”, adiantou.

Feira AgroCultural

O agente de desenvolvimento municipal, Rennerys Saymon, adiantou que a Feira AgroCultural chega à sua segunda edição no Festejo de São Sebastião, reafirmando seu papel como um importante espaço de valorização da cultura, identidade e dos saberes do município.

O evento, segundo Saymon, vai reunir mais de 20 expositores, entre agricultores familiares, artesãos e representantes da cultura indígena, que vão apresentar ao público produtos, expressões culturais e tradições construídas a partir do trabalho, da terra e do conhecimento ancestral.

“Mais do que um espaço de comercialização, a feira tem como principal objetivo a difusão cultural, promovendo o encontro entre a comunidade, os visitantes e as diversas manifestações que formam a identidade local. Ao integrar o festejo, a feira fortalece o sentimento de pertencimento, valoriza os povos indígenas e incentiva o reconhecimento da produção local como patrimônio cultural do município”, ressaltou o agente.

A feira conta com a parceria das secretarias municipais de Administração, Cultura (Semecd), Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Assuntos Indígenas e Articulação Política. A exposição foi idealizada pela Sala do Empreendedor com apoio da gestão municipal. Nesta edição, o evento também fez parceria com a Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (SEPI) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (IATER-RR), que ajudam na logística estrutural da feira.

Vagas abertas

Para melhor atender o público durante os dias de festejo, a prefeitura abriu esta semana 12 vagas para contratar segurança e agentes de controle de fluxo de veículos, de apoio logístico, auxiliar de limpeza e atendente (garçom). As inscrições podem ser feitas de 12 a 16 de janeiro, na sala de Finanças da Prefeitura.

Publicidade

Veja também:

Polícia fecha cabaré em Rorainópolis

Postado em 14 de janeiro de 2026

Tentou “passar a perna” nos federais e caiu

Postado em 14 de janeiro de 2026

Vai que é tua, Juvenal!

Postado em 14 de janeiro de 2026

Caixa atende clientes em línguas indígenas

Postado em 14 de janeiro de 2026

Garimpo ilegal cai 98% na terra Yanomami

Postado em 14 de janeiro de 2026

ALE-RR inova e se aproxima do cidadão

Postado em 14 de janeiro de 2026