O Conselho Tutelar do Uiramutã alcançou a primeira colocação em Roraima, em 2025, no número de abastecimentos no Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA). Como premiação, o colegiado recebeu certificado de reconhecimento e telefone celular durante um evento realizado em dezembro passado, na Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), em Boa Vista.
O presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares de Roraima (Aceter), Raimundo de Moura, que também é conselheiro tutelar do Uiramutã, informou que o reconhecimento é fruto de um trabalho constante que vem sendo realizado no município desde 2020.
“Ficamos em primeiro lugar porque a demanda é grande e trabalhamos como preconiza a lei. Todas as denúncias de violação dos direitos da criança e do adolescente que recebemos são registradas no sistema de informações”, pontuou.
O certificado foi concedido pelo Governo do Estado, por meio da Setrabes, e pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCAR). Atualmente, Uiramutã conta com cinco conselheiros tutelares. O colegiado faz em média mais de 30 atendimentos por mês. A maioria dos casos, lamentou Raimundo, se refere a estupro de vulneráveis.
Para conscientizar a população, os conselheiros realizam palestras e ações preventivas na sede do município e em comunidades indígenas. Contudo, Raimundo lamentou que em alguns casos, quando vão verificar as denúncias, são impedidos de entrar na comunidade.
“Mas estamos conseguindo mudar esta triste realidade. A população do Uiramutã, indígena e não-indígena, está se conscientizando cada vez mais sobre a importância de defender e assegurar os direitos do público infantojuvenil. Vamos continuar trabalhando para proteger nossas crianças e adolescentes”, assegurou.
Raimundo finalizou a entrevista, agradecendo ao prefeito Tuxaua Benísio pelo apoio e comprometimento com a área da infância e juventude.
“Recebemos diárias quando viajamos e combustível para nossas viaturas quando precisamos. Isso é muito importante para uma boa prestação de servido à população. Vamos continuar trabalhando sem medir esforços para proteger nossas crianças e adolescentes”.
O Conselho Tutelar do Uiramutã é vinculado ao Gabinete da Prefeitura. No ano passado, o prédio foi todo reformado e ampliado. O Conselho dispõe atualmente de duas viaturas novas para atender as ocorrências.
Segundo o último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Uiramutã tem a população mais jovem e mais indígena do Brasil. A metade dos moradores do município está na faixa etária entre zero e 15 anos.