Pesquisar
Foto: Amilcar Júnior
gedeão
Artesão e coordenador de Turismo do Uiramutã, Gedeão Macuxi retira palhas de Carnaúba para fazer a ornamentação do festejo de São Sebastião
PARA O FESTEJO

Artesãos ornamentam Uiramutã com recursos naturais

Palhas, cascas e cipós extraídos da própria região viram peças artesanais; município evita despesas extras com trabalho voluntário

Para proporcionar bem-estar e ambiente mais saudável, servidores públicos, voluntários e artesãos do Uiramutã, ao Norte de Roraima, ajudam de forma voluntária na organização do 66º Festejo de São Sebastião, que acontecerá entre os dias 22 e 24 deste mês, na sede do município.

O trabalho voluntário faz a prefeitura economizar. As equipes que atuam na ornamentação do festejo, por exemplo, utilizam materiais recicláveis e recursos naturais extraídos da própria região, como troncos, palhas, cascas e cipós. Até a tinta para algumas gravuras está sendo retirada de frutos e árvores.

Na manhã desta quinta-feira (15), uma equipe municipal da Endemias foi até a região do rio Uailã, a quatro quilômetros da sede, retirar palhas de Carnaúba e gravetos para ornamentar o portal de entrada do município. Artesão e coordenador de Turismo da prefeitura, Gedeão Macuxi, arregaçou as mangas e também participou da empreitada.

“É importante ajudar na organização do evento. Acredito que todos do Uiramutã querem oferecer o melhor para os visitantes. E faz parte da nossa cultura indígena fazer ajuri, que é o trabalho em forma de mutirão realizado nas comunidades indígenas. Aqui, a união faz a força e todos ganham”, frisou.

Ainda pela manhã, outra equipe de servidores municipais lixou e pintou placas de madeira na frente da prefeitura, enquanto voluntários preparavam as bandeirinhas que serão utilizadas na sinalização das pistas. “Nosso festejo é diferenciado porque a gente faz de coração. Esperamos que os visitantes se sintam bem acolhidos”, ressaltou um morador.

O secretário municipal de Administração, Ademar Januário, informou que a prefeitura do Uiramutã conta atualmente com mais de 700 servidores. Segundo ele, boa parte desse efetivo, mesmo sem remuneração extra, está envolvida nos preparativos do evento.

“Nossos servidores e voluntários fazem por amor e pela vontade de apresentar um festejo bonito e seguro para todos. “Estamos recuperando o portal, painel para fotos e os bancos da praça, utilizando recursos naturais da própria região. Esse esforço coletivo proporciona redução de despesas aos cofres do município”, observou Ademar.

Responsabilidade com gastos

O secretário de Planejamento e Finanças de Uiramutã, Denismar Horta Thomé, elogiou a atitude dos servidores municipais e voluntários que ajudam na organização do festejo. “Atitude louvável. Isso demonstra compromisso com nosso município. Será uma linda festa”.

Dênis adiantou que a proposta é realizar o maior festejo da história do Uiramutã, mas com recursos financeiros limitados, segundo ele, é preciso ter responsabilidade com os gastos.

“Não podemos ter gastos excessivos e desequilibrar nossas contas, por isso fizemos um rigoroso planejamento, definindo metas e limites de gasto do festejo, com muita transparência para assegurar a eficiência e a boa gestão dos recursos públicos, finalizou.

Além de moradores, o festejo envolve servidores de todas as secretarias municipais. Nem um está recebendo hora extra ou diária. As equipes trabalham com um único objetivo: proporcionar aos visitantes um ambiente aconchegante e um festejo inesquecível.

Publicidade

Veja também:

Casal é executado na cama

Postado em 16 de janeiro de 2026

Montou na “magrela” e caiu

Postado em 16 de janeiro de 2026

Tiras evitam golpe imobiliário em cartório da BV City

Postado em 16 de janeiro de 2026

Polícia investiga e Justiça condena ladrões de joalheria

Postado em 16 de janeiro de 2026

Artesãos ornamentam Uiramutã com recursos naturais

Postado em 15 de janeiro de 2026

Polícia fecha cabaré em Rorainópolis

Postado em 14 de janeiro de 2026