Pesquisar
Foto: DPE-RR/Divulgação
casal
Josiane e Romer estão juntos há 8 anos
O AMOR É LINDO!

Casal confirma união estável na Carreta

Ação da DPE se estende até esta sexta-feira, das 8h às 14h, na frente da UBS Dr. Jan Roman Wilt, no conjunto Pérola

Juntos há 8 anos, Josiane Santos e Romer Figueiredo, escreveram um novo capítulo nessa história com a Carreta dos Direitos como testemunha. O casal aproveitou a passagem da ação da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) e de parceiros para confirmar a união estável.

“Ouvimos no carro de som que aqui na Carreta teria os atendimentos da Defensoria. Conversamos e decidimos fazer uma união estável, já que estamos juntos há oito anos. O sentimento é de muita felicidade e nervosismo, mas deu tudo certo”, disse Josiane.

As ações da Carreta dos Direitos encerram nesta sexta-feira (13), no Conjunto Pérola, na região do bairro Dr. Airton Rocha. O veículo está na avenida A, número Nº 140, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Jan Roman Wilt.

Moradores do bairro e adjacências podem ter acesso a todos os serviços que a Defensoria oferece nos prédios. Além disso, contam também com o atendimento dos parceiros: Tribunal Regional do Trabalho e Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coede). Nesta quinta e sexta-feira, o INSS também estará presente.

Em 2025, a Carreta dos Direitos ultrapassou a marca de 11 mil atendimentos. O defensor público-geral, Oleno Matos, afirma estar com boas expectativas para este ano. “Queremos que a Carreta amplie ainda mais os seus atendimentos. Além disso, estamos buscando mais parceiros, como o Detran e a Setrabes, para complementar o nosso trabalho de facilitar a vida das pessoas”, disse.

Para se aproximar da população, a Defensoria garante acessibilidade para que as pessoas com deficiência acessem o serviço público com dignidade. Neuza Pereira, aposentada, tem mobilidade reduzida. Entretanto, isso não foi um problema. Já que a Carreta dos Direitos conta com um elevador para garantir acessibilidade. A princípio, ela não sabia e tentou subir a escada com dificuldades, até que um servidor a auxiliou no elevador.

“Eu estava lá em casa quando passou um carro de som anunciando que teria a Carreta aqui. Para mim, é muito bom ter um atendimento perto da minha casa. Fiquei muito feliz que andei até de elevador e consegui resolver meu problema com a certidão. Solicitei a segunda via”, afirmou a aposentada.

Oleno também tem mobilidade reduzida. Para ele, na instituição que garante direitos, a acessibilidade é fundamental. “Eu entendo a felicidade dela. Não tem nada mais frustrante para uma pessoa com deficiência do que chegar em um lugar e ter barreiras que a impeçam de entrar. Ela tem razão em ter ficado feliz, pois a Defensoria pensou nela”, destacou Matos.

A próxima ação da Carreta dos Direitos será no bairro Professor Aracelis Souto Maior, entre os dias 16 a 20 de março.

Publicidade

Veja também:

PF inaugura nova delegacia em Pacaraima

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Joner usa guarda municipal como segurança particular

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Educação do Uiramutã contrata mais de 150 servidores

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Governo envia alertas pelo Gov.br e WhatsApp

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Prazo de inscrição no Mais Médicos termina no dia 19

Postado em 12 de fevereiro de 2026

FICCO apreende 38 Kg de bagulho doido

Postado em 12 de fevereiro de 2026