Moradores de Uiramutã inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) têm até o dia 13 de março para solicitar a instalação gratuita da nova parabólica digital pelo programa Brasil Antenado, coordenado pelo Ministério das Comunicações. O prazo vale para famílias que vivem nos municípios contemplados pela fase B da iniciativa. Em Roraima, três municípios estão incluídos nesta etapa: Alto Alegre, Amajari e Uiramutã.
A fase B contempla 138 municípios em cinco estados – Tocantins, Pará, Roraima, Piauí e Maranhão – e deve beneficiar mais de 229 mil famílias em todo o país. Ao todo, o programa atenderá 323 municípios em 16 estados, alcançando mais de 650 mil famílias aptas a solicitar o benefício.
Substituição das parabólicas tradicionais
A substituição das parabólicas é necessária porque os equipamentos tradicionais utilizavam a mesma faixa de frequência do sinal 5G, que está em expansão no Brasil. Com a liberação da faixa para a nova tecnologia, as antenas antigas precisaram ser desativadas. Para evitar que a população fique sem acesso à televisão aberta, o governo federal passou a distribuir gratuitamente os kits com a nova parabólica digital via satélite.
As famílias inscritas no CadÚnico das cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, também disponível via WhatsApp. O processo é totalmente gratuito, incluindo o fornecimento e a instalação do equipamento.
Programa
O Brasil Antenado foi viabilizado por meio da Portaria nº 17.337, de 7 de abril de 2025, e é executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações.