Pesquisar
Foto: Amilcar Júnior
gedeão
Artesão e coordenador de Turismo do Uiramutã, Gedeão Macuxi retira palhas de Carnaúba para fazer a ornamentação do festejo de São Sebastião
PARA O FESTEJO

Artesãos ornamentam Uiramutã com recursos naturais

Palhas, cascas e cipós extraídos da própria região viram peças artesanais; município evita despesas extras com trabalho voluntário

Para proporcionar bem-estar e ambiente mais saudável, servidores públicos, voluntários e artesãos do Uiramutã, ao Norte de Roraima, ajudam de forma voluntária na organização do 66º Festejo de São Sebastião, que acontecerá entre os dias 22 e 24 deste mês, na sede do município.

O trabalho voluntário faz a prefeitura economizar. As equipes que atuam na ornamentação do festejo, por exemplo, utilizam materiais recicláveis e recursos naturais extraídos da própria região, como troncos, palhas, cascas e cipós. Até a tinta para algumas gravuras está sendo retirada de frutos e árvores.

Na manhã desta quinta-feira (15), uma equipe municipal da Endemias foi até a região do rio Uailã, a quatro quilômetros da sede, retirar palhas de Carnaúba e gravetos para ornamentar o portal de entrada do município. Artesão e coordenador de Turismo da prefeitura, Gedeão Macuxi, arregaçou as mangas e também participou da empreitada.

“É importante ajudar na organização do evento. Acredito que todos do Uiramutã querem oferecer o melhor para os visitantes. E faz parte da nossa cultura indígena fazer ajuri, que é o trabalho em forma de mutirão realizado nas comunidades indígenas. Aqui, a união faz a força e todos ganham”, frisou.

Ainda pela manhã, outra equipe de servidores municipais lixou e pintou placas de madeira na frente da prefeitura, enquanto voluntários preparavam as bandeirinhas que serão utilizadas na sinalização das pistas. “Nosso festejo é diferenciado porque a gente faz de coração. Esperamos que os visitantes se sintam bem acolhidos”, ressaltou um morador.

O secretário municipal de Administração, Ademar Januário, informou que a prefeitura do Uiramutã conta atualmente com mais de 700 servidores. Segundo ele, boa parte desse efetivo, mesmo sem remuneração extra, está envolvida nos preparativos do evento.

“Nossos servidores e voluntários fazem por amor e pela vontade de apresentar um festejo bonito e seguro para todos. “Estamos recuperando o portal, painel para fotos e os bancos da praça, utilizando recursos naturais da própria região. Esse esforço coletivo proporciona redução de despesas aos cofres do município”, observou Ademar.

Responsabilidade com gastos

O secretário de Planejamento e Finanças de Uiramutã, Denismar Horta Thomé, elogiou a atitude dos servidores municipais e voluntários que ajudam na organização do festejo. “Atitude louvável. Isso demonstra compromisso com nosso município. Será uma linda festa”.

Dênis adiantou que a proposta é realizar o maior festejo da história do Uiramutã, mas com recursos financeiros limitados, segundo ele, é preciso ter responsabilidade com os gastos.

“Não podemos ter gastos excessivos e desequilibrar nossas contas, por isso fizemos um rigoroso planejamento, definindo metas e limites de gasto do festejo, com muita transparência para assegurar a eficiência e a boa gestão dos recursos públicos, finalizou.

Além de moradores, o festejo envolve servidores de todas as secretarias municipais. Nem um está recebendo hora extra ou diária. As equipes trabalham com um único objetivo: proporcionar aos visitantes um ambiente aconchegante e um festejo inesquecível.

Publicidade

Veja também:

Artesãos ornamentam Uiramutã com recursos naturais

Postado em 15 de janeiro de 2026

Polícia fecha cabaré em Rorainópolis

Postado em 14 de janeiro de 2026

Tentou “passar a perna” nos federais e caiu

Postado em 14 de janeiro de 2026

Vai que é tua, Juvenal!

Postado em 14 de janeiro de 2026

Caixa atende clientes em línguas indígenas

Postado em 14 de janeiro de 2026

Garimpo ilegal cai 98% na terra Yanomami

Postado em 14 de janeiro de 2026