A informação como você nunca viu

Foto: Divulgação
surumu
Cheia do rio Surumu atingiu a comunidade do Barro, em Pacaraima, Norte de Roraima
SURUMU TRANSBORDOU

Barro fica debaixo d’água

Comunidade indígena em Pacaraima é atingida pela cheia do rio Surumu ocasionada pelas fortes chuvas

O rio Surumu, no município de Pacaraima, transbordou com as fortes chuvas e deixou isoladas dezenas de famílias da comunidade indígena do Barro. Lideranças indígenas estimam que mais de 55 famílias foram direta e indiretamente atingidas pela cheia do rio.

Outras comunidades também foram atingidas pelas cheias. A maioria das famílias perdeu tudo. A região está sem comunicação. As fortes fortes chuvas continuam e a previsão é que o rio encha ainda mais.

O tuxaua André, do Barro, afirmou que a comunidade esta em alerta. A Defesa Civil já enviou equipes à região para auxiliar as famílias desabrigadas. Os Bombeiros também já se deslocaram para lá com alimentos e água potável.

Daniel Sampaio Alves, coordenador administrativo do Centro Indígena de Formação e Cultura da Raposa Serra do Sol, que fica na comunidade do Barro, informou que os peixes criados nos tanques do Centro escaparam devido a cheia do rio e uma parte da plantação também se perdeu.

Alunos e professores estão fazendo o levantamento de quantos animais a água levou. Até bodes foram arrastados pelas fortes correntezas do Surumu.

Interessados em ajudar as famílias afetadas pela cheia podem entrar em contato com o CIR, através do número: 95 98400-7904.

Publicidade

Veja também:

Publicidade