O Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME) segue ampliando as ações de conscientização sobre a violência doméstica contra a mulher em unidades de saúde da capital. Desta vez, a iniciativa ocorreu na Policlínica Coronel Mota, localizada no centro de Boa Vista, escolhida pelo grande movimento diário de pacientes.
A atividade contou com uma palestra educativa sobre os diferentes tipos de violência doméstica e os impactos causados na vida das mulheres, especialmente na saúde física, emocional e na autoestima. Além disso, foram distribuídos materiais informativos aos pacientes que aguardavam atendimento na unidade.
A psicóloga do CHAME, Marcilene Melo, ressaltou a importância de levar esse tipo de informação diretamente aos espaços de grande circulação.
“O fluxo de pessoas é muito grande, então a gente tem acesso a mais mulheres para que elas saibam, conheçam sobre os tipos de violência e saibam que elas estão amparadas na lei. Que elas têm um lugar onde elas podem ser acolhidas, que no caso é o Chame”, ressaltou.
A Unidade de Saúde atende, em média, cerca de 900 pessoas por dia, vindas de diversos bairros da capital e também de outros municípios do estado. Para a diretora da unidade, Bianca Carneiro, parcerias como essa fortalecem a disseminação de informações essenciais à população.
“Pessoas de todas as classes, de todos os bairros, vêm aqui em busca de atendimento, em busca de informações. E, assim, a gente está oportunizando às famílias, aos pacientes, essas informações e mostrando que estamos alinhados nisso”, frisou.
Entre as pacientes impactadas pela ação está Ana Maria Machado, que se mudou recentemente para Roraima e ainda não conhecia o trabalho desenvolvido pelo Chame.
“Não conhecia esse trabalho aqui em Roraima. E é de suma importância, porque nós, mulheres, precisamos dar um grito. Primeiro nos unirmos, depois buscar resultados para nossas vidas. Nós, mulheres, somos fortes, nós temos uma força esplendorosa”, ressaltou.
Centro Humanitário de Apoio à Mulher
O CHAME funciona na sede da Secretaria Especial da Mulher (SEM), localizada na avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida. Em Rorainópolis e região, o atendimento é realizado no núcleo da SEM, na avenida Dra. Yandara, nº 3.058, Centro.
Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A população também pode contar com o ZapChame, pelo número (95) 98402-0502, disponível 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.