Pesquisar
Foto: Divulgação
educacao-basica-no-brasil
Começou a coleta da 2ª etapa do Censo Escolar 2025
EDUCAÇÃO BÁSICA

Começou a coleta da 2ª etapa do Censo Escolar

Escolas de educação básica devem realizar a declaração por meio do Sistema Educacenso

Começou a coleta da 2ª etapa do Censo Escolar 2025 – Situação do Aluno. As escolas de educação básica devem fazer a declaração por meio do Sistema Educacenso até o dia 30 de março.

Nessa etapa da pesquisa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apura informações. Assim, o objetivo é verificar o movimento (transferência e abandono) e o rendimento (aprovado ou reprovado) dos estudantes ao término do ano escolar.

Confira o cronograma atualizado da 2ª etapa do Censo Escolar 2025:

Coleta: 19 de fevereiro a 30 de março de 2026;

Disponibilização de relatórios preliminares: 31 de março de 2026; e

Retificação: 31 de março a 14 de abril de 2026.

Situação do Aluno e o Ideb

A Declaração da Situação do Aluno é essencial para o cálculo de indicadores educacionais, como as taxas de rendimento e de abandono escolar. Dessa forma, garante um diagnóstico mais preciso da educação brasileira. Esses dados também serão utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Destaca-se que as informações de aprovação registradas na Situação do Aluno, juntamente com o desempenho no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), são fundamentais para o cálculo do índice.

Inconsistências nos dados de rendimento (aprovação e reprovação) e de movimentação (transferência e abandono) podem comprometer o resultado. Somado a isso, distorce a realidade da instituição e da rede de ensino.

Censo Escolar

Principal pesquisa estatística da educação básica, coordenada pelo Inep e realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação. Além da participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Dessa forma, o levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, EJA e educação profissional e tecnológica.

As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O Censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilita monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, as taxas de rendimento e de fluxo escolar, além da distorção idade-série: todos calculados com base no Censo Escolar. Parte dos indicadores também serve de referência para o monitoramento e cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Fonte: EBC.

Publicidade

Veja também:

Indígenas vão pagar menos na conta de luz

Postado em 21 de fevereiro de 2026

Indígenas reativam posto de vigilância para barrar garimpeiros

Postado em 21 de fevereiro de 2026

CCJuv promove encontro com campeão mundial

Postado em 21 de fevereiro de 2026

Programa amplia conectividade em terras indígenas

Postado em 21 de fevereiro de 2026

FNDE reajusta valores da Alimentação Escolar

Postado em 21 de fevereiro de 2026

A galinha da discórdia

Postado em 21 de fevereiro de 2026