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Foto: Ascom/Pmui
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Comitiva do Uiramutã participou de seminário sobre Saberes Indígenas em Boa Vista
EM BOA VISTA

Uiramutã participa de seminário sobre Saberes Indígenas

Iniciativa se consolida como espaço de protagonismo indígena, diálogo intercultural e fortalecimento das práticas educativas construídas a partir dos próprios territórios

Povos indígenas de Roraima participaram esta semana de diálogos formativos e interculturais sobre saberes ancestrais e a educação escolar indígena. O I Seminário do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola ocorreu no auditório do Instituto Federal de Roraima (IFRR), em Boa Vista, com o tema “Entrelaçando saberes entre os povos Ninan, Patamona e Ingaricó”.

A iniciativa se consolida como um espaço de protagonismo indígena, diálogo intercultural e fortalecimento das práticas educativas construídas a partir dos próprios territórios. Reunindo professores indígenas cursistas, orientadores de estudo e lideranças dos povos, o seminário promoveu a troca de experiências, o compartilhamento de vivências e a reflexão coletiva sobre os resultados, desafios e impactos formativos da Ação Saberes Indígenas na Escola (Asie), desenvolvida pelo IFRR, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

O prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio (Rede), secretários municipais e equipe técnica participaram do seminário. A abertura do evento contou ainda com a presença da diretora da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Rosilene Tuxá, e da coordenadora-geral da Rede Saberes Indígenas, professora Ana Gomes.

A coordenadora do programa, professora Marilene Alves Fernandes, informou que a programação incluiu uma palestra sobre a Política Nacional de Educação Escolar Indígena nos Territórios Etnoeducacionais (PNEEI-TEE), que reafirma o direito dos povos indígenas a uma educação escolar bilíngue, específica, diferenciada e intercultural.

“A proposta é aprofundar a compreensão dos professores indígenas sobre o território como espaço formativo, político e cultural, fortalecendo o entendimento da política pública como instrumento de garantia de direitos e de valorização das identidades indígenas”, destaca Marilene.

Durante o seminário também foram ministradas oficinas de grafismo indígena, que utilizam tintas naturais empregadas nos próprios territórios. As atividades abordaram a identidade cultural e saber ancestral dos povos.

“As oficinas possibilitam vivenciar e refletir sobre os significados simbólicos, estéticos e pedagógicos dos grafismos, reconhecendo-os como linguagem, memória e forma de conhecimento”, explica a coordenadora.

Segundo o secretário de Educação do Uiramutã, Damázio de Sousa Gomes, as práticas desenvolvidas durante o seminário contribuem para ampliar as possibilidades de integração dos saberes indígenas aos processos educativos, à produção de materiais didáticos e à construção de currículos interculturais contextualizados.

“O evento reafirma o compromisso com uma educação indígena plural, democrática, socialmente referenciada e construída a partir das vozes e experiências dos próprios povos indígenas”, pontuou Damázio.

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