Pesquisar
Foto: Jardeson Pinho
milho 2
Secretário de Educação do Uiramutã, Damázio Gomes, e o tuxaua da comunidade Bom Futuro, Renisson Galé
BOM FUTURO

Comunidade indígena comemora super safra de milho no Uiramutã

Apenas 28 moradores produziram em 10 hectares mais de 930 sacos de milho e 360 sacos de milho verde na região das Serras

A comunidade indígena Bom Futuro, a cerca de 48 quilômetros da sede do Uiramutã, fez uma grande festa na terça-feira (28), em comemoração à produção recorde de milho na região das Serras, na terra indígena Raposa Serra do Sol, ao Norte de Roraima. Na ocasião, a comunidade também festejou os 107 anos de idade do patriarca Macedo Galé, mais conhecido como seu “Macedinho”.

Formada apenas por 28 moradores, sendo sete pais de família, a comunidade Bom Futuro produziu em 10 hectares mais de 930 sacos de milho e 360 sacos de milho verde. Os indígenas também plantaram e colheram banana, cana de açúcar, batata, macaxeira e outras hortaliças.

Antes do almoço, o tuxaua da comunidade Bom Futuro, Renisson Michel Galé, falou da importância das parcerias que fez para obter sucesso na produção, em especial de milho.

“Hoje colhemos o fruto do nosso trabalho. Isso comprova que o indígena só precisa de oportunidade para produzir e prosperar. Temos terras férteis para plantar. Então, fomos atrás de parcerias e conseguimos bater uma safra recorde este ano. Melhor. Conseguimos até um caminhão-baú para escoar nossa produção até a Capital. Sempre apostei nisso. A agricultura indígena, bem trabalhada, pode desenvolver economicamente nosso município”, observou o tuxaua.

Entre os parceiros da comunidade Bom Futuro estão a prefeitura do Uiramutã, Secretaria municipal de Educação, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Banco da Amazônia (Basa), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (IATER-RR) e Exército Brasileiro.

As comunidades indígenas serranas produziram este ano no Uiramutã mais de 3 mil sacas de milho, uma média de 90 sacos por hectare. A super safra já injetou mais de R$ 300 mil na região.

Meninada faz a festa – Durante os festejos, servidores da Educação distribuíram brindes às crianças da comunidade. O secretário de Educação do Uiramutã, Damázio de Souza Gomes, falou da importância das parcerias para suprir as demandas dos povos indígenas.

“Sem dúvida, a agricultura alimenta o nosso povo e também reforça a merenda escolar, pois a Educação municipal dá prioridade e compra a produção local para fortalecer nossa economia. Sou secretário de Educação, é verdade, mas buscamos atender a todos os segmentos. E esta parceria mostra muito bem isso. Vamos continuar de mãos dadas com nossos produtores indígenas. Aproveito aqui para parabenizar a produção excepcional da comunidade Bom Futuro”, elogiou o secretário.

Patriarca relembra trajetória de vida

Ao final do discurso das autoridades, Seu Macedinho, de 107 anos, com microfone na mão, contou aos convidados um pouco da sua trajetória de vida. Emocionado, lembrou que nasceu na região do alto Cotingo, ao Norte de Roraima, onde foi criado por um casal de fazendeiros.

“Desde criança eu ajudava na roça e na criação dos animais da fazenda, mas quando fiz 20 anos fui atrás dos meus sonhos. Então, me mudei para a região das Serras, onde moro até hoje com minha família, filhos netos e bisnetos”, relembrou o ancião.

Nascido no dia 10 de outubro de 1918, seu Macedinho é a história viva do Uiramutã. Pai de oito filhos, dos quais três já morreram, o patriarca finalizou seu discurso com palavras de sabedoria a agradecendo a Deus por tantos anos de vida. “Que o Pai abençoe a todos vocês”, desejou.

Após os parabéns, o almoço foi servido a convidados e a toda comunidade, embalado por muito forró pé-de-serra.

Publicidade

Veja também:

Locais das provas discursivas serão divulgados nesta segunda

Postado em 30 de novembro de 2025

Idoso morre após acidente na RR-206

Postado em 30 de novembro de 2025

Indígenas discutem políticas públicas em assembleia

Postado em 30 de novembro de 2025

Polícia desbarata quadrilha especializada em furtos rurais

Postado em 30 de novembro de 2025

Funai e parceiros traçam plano de recuperação ambiental

Postado em 30 de novembro de 2025

Motora derruba muro de praça no Pricumã

Postado em 30 de novembro de 2025