Na manhã desta quinta-feira, dia 30, coordenadores pedagógicos da Educação do Uiramutã participaram de uma reunião técnica sobre o novo Plano de Ações Articuladas (PAR) proposto pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O encontro, que ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semecd), contou com a participação do titular da pasta, secretário Damázio de Souza Gomes.
A Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) enviou a articuladora Vilma Chaves para fazer a apresentação do novo plano. A técnica Rosineia Lima, articuladora da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RR), também participou da reunião.
“A proposta é ensinar e tirar dúvidas sobre o novo plano, pois esta plataforma do MEC funciona como instrumento de orientação, diagnóstico e planejamento para as equipes de educação do Estado e dos municípios. É por esta plataforma que o governo federal vai se orientar a respeito da educação nos municípios e no Estado”, explicou Vilma.
Os coordenadores pedagógicos, de acordo com a articuladora, vão inserir informações dentro da plataforma para que o MEC depois adote políticas públicas para melhorar a qualidade da educação conforme a realidade de cada município.
A primeira fase do novo PAR está voltada para a produção de diagnósticos. Depois, a partir das informações de cada município e do estado na plataforma, o MEC fará o planejamento das ações educacionais.
Damázio reconheceu que o novo Plano de Ações Articuladas é crucial para a educação básica por ser uma ferramenta de planejamento, diagnóstico e gestão que orienta a colaboração entre a União, estados e municípios.
“É muito importante porque oferece assistência técnica e financeira do MEC para que os entes federados possam melhorar indicadores educacionais, como acesso, permanência e qualidade, por meio da definição de metas e ações estratégicas para um ciclo de quatro anos”, pontuou o secretário.
O que é o PAR?
É um Plano de Ações Articuladas, um instrumento de planejamento estratégico para a melhoria da qualidade da educação básica em estados, municípios e no Distrito Federal. Ele funciona como um guia para a gestão educacional, com foco na assistência técnica e financeira do governo federal aos entes federados, alinhando as ações para atender às necessidades locais e fortalecer a colaboração entre eles.