Pesquisar
Foto: Divulgação
vereadores 33
Vereadores do Uiramutã votaram ontem e autorizaram a Prefeitura a comprar um imóvel próprio para a Defesa Civil do município
AINDA ESTE ANO

Defesa Civil vai ganhar sede própria no Uiramutã

Vereadores aprovam abertura de crédito na LOA e autorizam a Prefeitura a assinar convênio com governo para aquisição de imóvel

Por unanimidade, os vereadores do Uiramutã aprovaram, na noite de ontem, dia 7, uma abertura de crédito na Lei Orçamentária Anual (LOA) e autorizaram a Prefeitura a comprar um imóvel próprio para a Defesa Civil do município. O recurso financeiro para a aquisição é de R$ 200 mil e saiu por meio de uma emenda parlamentar da deputada estadual Angela Águida Portela (PP).

O secretário municipal de Finanças e Planejamento, Denismar Horta Thomé, explicou que com a aprovação da Câmara de Vereadores, a prefeitura ficou autorizada oficialmente a assinar o convênio com o Governo do Estado. A previsão, segundo ele, é que a assinatura ocorra nos próximos dias para que o recurso seja repassado ao município.

“Só dependia dessa aprovação dos vereadores para dar prosseguimento no termo de assinatura do convênio, que pode acontecer nos próximos dias”, adiantou o secretário.

Líder do prefeito Benísio na Câmara, o vereador Magnum Cunha (Republicanos) falou da importância da aprovação da abertura de crédito na LOA. Ele enfatizou que agora a prefeitura está legalmente autorizada a assinar o convênio com o governo para receber o recurso por meio da emenda parlamentar da deputada Angela Portela.

“A partir dessa assinatura, os trâmites processuais prosseguirão na prefeitura e logo em breve nossa Defesa Civil ganhará sede própria. Sem dúvida é mais uma importante conquista da gestão municipal”, pontuou Magnum.

O coordenador da Defesa Civil municipal, Julimar Sena, reconheceu que a aquisição de um imóvel próprio para a Defesa Civil é de extrema importância porque Uiramutã não dispõe de destacamento do Corpo de Bombeiros.

“A Defesa Civil é a primeira que atende as ocorrências no município. Então, uma base própria vai nos ajudar muito na prestação do serviço, que é fundamental para reduzir os riscos e impactos de desastres através de ações permanentes de prevenção, preparação, resposta e recuperação, protegendo a população, o patrimônio e o meio ambiente”, ressaltou Julimar.

O coordenador também observou que com uma base própria, a Defesa Civil vai poder colocar em prática vários projetos sociais e dar continuidade ao Brigada Mirim, por exemplo, além de alocar recursos para reforçar o conjunto de ações e o sistema organizado que coordena órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

“Portanto, a aquisição do imóvel é muito importante para todos do Uiramutã, por isso agradeço ao prefeito Benísio, aos nossos vereadores e à deputada estadual Angela Portela pela alocação dos recursos”, finalizou Julimar.

Publicidade

Veja também:

Locais das provas discursivas serão divulgados nesta segunda

Postado em 30 de novembro de 2025

Idoso morre após acidente na RR-206

Postado em 30 de novembro de 2025

Indígenas discutem políticas públicas em assembleia

Postado em 30 de novembro de 2025

Polícia desbarata quadrilha especializada em furtos rurais

Postado em 30 de novembro de 2025

Funai e parceiros traçam plano de recuperação ambiental

Postado em 30 de novembro de 2025

Motora derruba muro de praça no Pricumã

Postado em 30 de novembro de 2025