Pesquisar
Foto: Nonato Sousa/SupCom ALE-RR
sampa 5
Motoristas ligados a cooperativas de táxi acompanharam votação na Assembleia Legislativa de Roraima
PL APROVADO

Deputados regulamentam táxi intermunicipal em RR

Norma valerá para transporte individual de passageiro; proposta agora depende da sanção do governador do Estado

A Assembleia Legislativa (ALE-RR) aprovou, nesta quinta-feira (18), o Projeto de Lei que cria regras específicas para o funcionamento do táxi individual intermunicipal sob demanda no Estado.

A proposta dos deputados Chico Mozart (Progressistas), Catarina Guerra (União Brasil) e Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Casa, depende da sanção do governador Antonio Denarium (Progressistas) para entrar em vigor.

O texto estabelece um novo marco legal para o serviço, com corridas individuais entre municípios, contratadas de forma direta ou previamente agendada pelo passageiro. Mas a proposta define que o táxi sob demanda não pode operar como transporte coletivo ou por lotação. Além disso, exige identificação padronizada do veículo e a emissão de um Termo de Contratação da Viagem, para comprovar que o deslocamento é individual e sob acordo.

Na justificativa, os autores afirmam que a medida busca, portanto, oferecer alternativa legal segura, evitando a expansão do transporte clandestino. Ademais, eles destacam a necessidade de reforçar a proteção ao passageiro, mediante mecanismos de identificação e registro da viagem. Segundo o texto aprovado, a regulamentação corrige falhas do modelo anterior, que não previa instrumentos eficazes de controle e fiscalização.

Para os parlamentares, isso gerava insegurança tanto para usuários quanto para motoristas autorizados. Em caso de sanção, a nova lei irá atribuir ao Conselho Rodoviário Estadual a responsabilidade pela autorização e fiscalização do serviço.

Fonte: Folha BV.

Publicidade

Veja também:

Mulher desaparece e ex é preso em Caroebe

Postado em 18 de dezembro de 2025

Polícia fiscaliza empresas que negociam veículos

Postado em 18 de dezembro de 2025

Justiça obriga banco PAN a suspender descontos ilegais

Postado em 18 de dezembro de 2025

Deputados regulamentam táxi intermunicipal em RR

Postado em 18 de dezembro de 2025

IBGE abrirá mais de 39 mil vagas temporárias

Postado em 18 de dezembro de 2025

STF mantém regra que reduz aposentadorias por invalidez

Postado em 18 de dezembro de 2025