Pesquisar
Foto: Internet
sem moradia
Tema este ano é “Fraternidade e Moradia”, com o lema: “Ele veio morar entre nós” (João 1,14)
FRATERNIDADE

Diocese abre Campanha com reflexão e oração

Lançamento acontece nesta quarta-feira de Cinzas, reforçando a moradia como expressão concreta da fé e da justiça social

Nesta quarta-feira de Cinzas (18), a Diocese de Roraima realiza o lançamento da Campanha da Fraternidade 2026. A programação terá início às 8h com oração e reflexão, no auditório Casa da Caridade Papa Francisco, localizada na Rua Floriano Peixoto, 402B, Centro. Em seguida, haverá a Coletiva de Imprensa, às 10h, no auditório da Rádio Monte Roraima, ao lado da Casa da Caridade.

A mesa de discussão contará com a presença de Dom Evaristo Spengler, bispo diocesano; Rosé Ferreira, da Pastoral Social da Diocese; Padre Celso Puttkammer, Vigário Episcopal; e Márcia Maria, professora da Universidade Federal de Roraima.

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja no Brasil durante a Quaresma, como caminho de conversão, solidariedade e compromisso social. Em 2026 tem como tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (João 1,14).

A escolha deste tema evidência o compromisso com a dignidade e o bem-estar de todos, lembrando-nos de que moradia é expressão concreta da fé cristã. O objetivo é despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema específico que fere a dignidade humana.

O Vigário Geral, padre Josimar Lobo refletiu sobre o lema deste ano. “O sonho de Deus é que todos nós tenhamos um lar, um espaço, um lugar de acolhida e de dignidade. O lema “Ele veio morar no meio de nós” expressa a certeza de que Cristo não está distante, mas se manifesta na comunidade reunida, nas atitudes de misericórdia, nos gestos de partilha, de conversão e nos novos compromissos. Por isso, vivamos intensamente os apelos da Campanha da Fraternidade, que estão intrinsecamente ligados ao Evangelho e aos apelos de Jesus, convidando-nos a uma verdadeira mudança de vida pessoal e comunitária, autêntica e necessária”.

“Moradia” já foi tema da CF em 1993

Esta não é a primeira vez que a Igreja coloca a questão da moradia em destaque. Em 1993, a Campanha da Fraternidade trouxe o tema “Moradia” e o lema “Onde moras?” (Jo 1,39).

Naquele ano, a CF denunciou a desigualdade urbana e o contraste entre a “cidade legal”, planejada e estruturada, e a “cidade irregular”, marcada por favelas, cortiços, ocupações e moradias precárias.

A edição de 1993 reafirmou o compromisso evangélico da Igreja com os mais pobres e defendeu a casa própria como condição básica para a dignidade, a vida familiar e o exercício da cidadania.

Publicidade

Veja também:

“Chuva de bala” no Asa

Postado em 17 de fevereiro de 2026

Pé-de-Meia já abriu pré-inscrições

Postado em 17 de fevereiro de 2026

UFRR abre 72 vagas para diplomados

Postado em 17 de fevereiro de 2026

Quem matou Gabriel?

Postado em 17 de fevereiro de 2026

Noiado sai de terreno e leva balaço

Postado em 17 de fevereiro de 2026

Um dia da caça; outro do caçador

Postado em 17 de fevereiro de 2026