Pesquisar
Foto: Divulgação
biometria
Biometria é obrigatória para os eleitores
TSE INFORMA

Eleitor tem até 6 de maio para regularizar situação

Biometria é obrigatória para operações como alistamento, transferência e revisão de dados

Eleitores que querem tirar o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral ou atualizar dados cadastrais têm até 6 de maio para regularizar a situação. A partir de 7 de maio, o cadastro será fechado e os atendimentos só serão retomados após as eleições de 2026.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a biometria é obrigatória para operações como alistamento, transferência e revisão de dados. Sem o cadastro biométrico, esses serviços não podem ser concluídos dentro do prazo. A ausência de biometria, porém, não impede o voto, desde que o título esteja regular e o eleitor apresente documento oficial com foto.

A emissão do primeiro título pode ser solicitada a partir dos 15 anos, mas o voto só é permitido a partir dos 16. Entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo; a partir dos 18, obrigatório. O atendimento pode ser iniciado pela internet, mas precisa ser concluído presencialmente para a coleta biométrica.

Eleitores que ainda não possuem biometria devem iniciar o atendimento até o início de abril, pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral, nos sites do TSE ou dos TREs, e comparecer ao cartório eleitoral até 6 de maio para finalizar o procedimento.

Quem não regularizar a situação pode enfrentar restrições no acesso a serviços públicos, como matrícula em universidades públicas, posse em cargos públicos, obtenção de empréstimos em instituições financeiras públicas e emissão de documentos.

O primeiro turno das eleições de 2026 está marcado para 4 de outubro. O segundo turno, se houver, ocorrerá em 25 de outubro.

Publicidade

Veja também:

“Apagou” e bateu no muro

Postado em 8 de fevereiro de 2026

BV City vira circo de horrores

Postado em 8 de fevereiro de 2026

PM estoura “boca” e acaba com festinha

Postado em 8 de fevereiro de 2026

Perdeu, otário!

Postado em 8 de fevereiro de 2026

Joênia disputará vaga na Câmara Federal

Postado em 8 de fevereiro de 2026

Operação destrói mais um garimpo ilegal

Postado em 8 de fevereiro de 2026