Pesquisar
Foto: Divulgação
indigena hospital
Mutirão de saúde indígena ocorre até sexta-feira no Hospital Universitário, na ZO de Boa Vista
UNIVERSITÁRIO

Hospital faz mutirão de saúde indígena até sexta

São ofertadas consultas médicas nas áreas de dermatologia, infectologia, gastroenterologia, nefrologia e cardiologia, além de exames laboratoriais e de imagem

O Hospital Universitário da UFRR realiza entre os dias 3 a 7 de novembro, o 2º mutirão de saúde indígena de 2025, com previsão de fazer 200 atendimentos. A proposta é ampliar o acesso de comunidades indígenas a consultas e exames especializados.

A ação integra esforços da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e do Ministério da Saúde (MS) para fortalecer a assistência em regiões com grande presença de povos originários, beneficiando pacientes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e das Casas de Saúde Indígena (Casais) Yanomami e Leste Roraima.

Durante o mutirão são ofertadas consultas em clínica médica, dermatologia, infectologia, gastroenterologia, nefrologia e cardiologia, além de exames laboratoriais e de imagem, como tomografias, ultrassonografias, eletrocardiogramas e raios X.

A superintendente do HU-UFRR, Bianca Jorge Sequeira, destaca que a mobilização faz parte de uma estratégia nacional da Rede Ebserh para garantir cuidado especializado e integral às populações indígenas.

“Por meio de uma parceria firmada com as Casais e com os DSEIs, os pacientes indígenas chegam até o nosso hospital, são atendidos e saem daqui com todos os exames realizados”, declarou a gestora.

Hospital Universitário

O HU-UFRR abriga a primeira Unidade de Retaguarda Hospitalar dos Povos Indígenas (URHPI) do Brasil. O espaço conta com 36 leitos exclusivos, distribuídos em enfermarias duplas, quádruplas e áreas de isolamento para doenças infecciosas, além de equipe multiprofissional e intérpretes, garantindo atendimento humanizado e culturalmente sensível às diferentes etnias.

Desde 2024, integra a Rede Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação. Criada em 2011, a Ebserh administra hospitais universitários federais que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuem para a formação de profissionais, pesquisas e inovação na área da saúde.

Publicidade

Veja também:

Justiça Eleitoral atende até sexta no Uiramutã

Postado em 6 de novembro de 2025

Foi registrar B.O e ficou por lá mesmo

Postado em 6 de novembro de 2025

Tiras prendem velho valentão em Caracaraí

Postado em 6 de novembro de 2025

Davi “rufa tambor” no TSE

Postado em 5 de novembro de 2025

Ambulância pega fogo na BR-174

Postado em 5 de novembro de 2025

DPE garante acordo para nomeação de aprovados em Pacaraima

Postado em 5 de novembro de 2025