Atletas da escola estadual Joaquim Nabuco, na sede do Uiramutã, conquistaram três das quatro vagas no futsal masculino e feminino nas categorias mirim e infantil. As partidas foram disputadas na manhã deste domingo, dia 22, na quadra esportiva do município. A torcida mais uma vez lotou as arquibancadas no último dia de competição dos Jogos. Uiramutã sediou a 14ª e última etapa municipal. Os times campeões agora vão disputar a etapa estadual em Boa Vista, entre os dias 8 e 15 de julho.
Na categoria mirim masculino, de 12 a 14 anos, a equipe da Joaquim Nabuco derrotou por 2X1 o time da escola estadual indígena Tuxaua Lauro Melchior, da comunidade Ticoça. O mesmo confronto ocorreu na categoria mirim feminino. A Joaquim Nabuco venceu as meninas do Ticoça por 4×1.
No infantil feminino, de 15 a 17 anos, as atletas da Joaquim Nabuco derrotaram a equipe da Lauro Melchior por 3×1. No infantil masculino, os alunos da Lauro Melquior deram o troco e aplicaram uma goleada na equipe da Joaquim Nabuco: 10X0.
A equipe masculina de futebol de campo da escola estadual indígena KoKó Isabel Macuxi, da comunidade Enseada, foi campeã e também garantiu vaga para prosseguir na competição estadual.
Na modalidade tiro com arco e flecha, dois alunos do Uiramutã também se qualificaram e agora vão disputar a grande final na Capital. São eles: Otávio Lima Mota, da escola estadual Joaquim Nabuco, e Lucas Rademark Souza, da escola estadual indígena São Mateus.
O secretário de Educação do Uiramutã, Damázio de Souza Gomes, prestigiou o encerramento do evento na manhã deste domingo. Na quadra esportiva, ele falou que o município sempre estará de portas abertas para receber os jogos escolares. Damázio também agradeceu a todos os servidores do município que prestaram apoio durante a realização dos Jogos.
“Nossos atletas mirins e infantis mostraram muita garra e foco. A prática de esportes é fundamental para o desenvolvimento integral dos jovens, trazendo benefícios físicos, mentais e sociais. A atividade física também ajuda a manter a saúde e a melhorar o desempenho escolar, promovendo habilidades sociais e o bem-estar emocional em crianças e adolescentes. Foi uma linda competição. Parabéns a todos”, elogiou o secretário.
Dinaildo Barreto da Silva, diretor do Instituto de Desporto de Roraima (IDR), setor da SEED que coordena os JERs, avaliou de forma positiva os Jogos Escolares no Uiramutã e agradeceu o apoio que recebeu da Prefeitura durante a competição. O vice-prefeito do Uiramutã, Jeremias Lima, também compareceu à quadra esportiva e acompanhou as partidas finais.
Os jogos continuam
Agora, os campeões de cada município disputarão a final das 18 modalidades em Boa Vista, de 8 a 15 de julho. As provas de atletismo acontecerão no Parque Anauá, de 1° a 6 de julho. A 52ª edição dos Jogos Escolares de Roraima é a maior competição esportiva estudantil do Estado, com um recorde de 10.500 atletas inscritos este ano.
Os campeões de Roraima, de 12 a 14 anos, vão disputar em setembro os jogos nacionais em Minas Gerais. A competição será realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Já os atletas campeões do Estado, de 15 a 17 anos, disputarão os jogos em Brasília, de 15 a 17 de outubro, sob a responsabilidade da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).