A informação como você nunca viu

Foto: Divulgação
atletas uiramutã
Meninas do futsal infantil da escola estadual Joaquim Nabuco, do Uiramutã, foram campeãs dos jogos escolares de Roraima
FUTSAL INFANTIL

Meninas do Uiramutã são campeãs

Equipe comandada pela técnica Gardênia Cavalcante venceu jogos escolares e agora se prepara para competição nacional, no Rio de Janeiro

As meninas do futsal infantil da escola estadual Joaquim Nabuco, na sede do município do Uiramutã, Norte de Roraima, fizeram bonito e foram campeãs dos 49º JER’S (Jogos Escolares de Roraima), evento realizado na Capital, Boa Vista, na semana passada.

A abertura da competição esportiva estudantil aconteceu no estádio Canarinho, na última quarta-feira, dia 3, após dois meses de seletivas nos municípios de Amajari, Caracaraí, Rorainópolis e Normandia. Mais de 3 mil alunos-atletas de 109 escolas da Capital, interior e indígenas participaram da solenidade.

A equipe do Uiramutã primeiro foi campeã da etapa regional, que aconteceu no município do Amajari. Depois, na Capital, disputando o título estadual, as meninas comandadas pela professora e técnica, Gardênia Cavalcante, fizeram três jogos e conseguiram passar de fase.

Na semifinal, as atletas do Uiramutã também venceram e chegaram à grande final, contra as meninas da escola estadual indígena José Viriato, da comunidade Raposa 1, no município de Normandia.

O jogo foi difícil e muito disputado. A partida terminou em 4X4 e a decisão foi para os pênaltis. As meninas do Uiramutã ganharam e conquistaram assim o título inédito para a escola Joaquim Nabuco e também para o município.

“Tivemos 99% de aproveitamento e conseguimos o título inédito para o Uiramutã. Em certo momento, percebi que o emocional de nossas atletas ficou balado, assim como o meu também, mas conversamos, superamos e saímos vencedores. Essas meninas estão de parabéns”, elogiou Jeferson Henrique Cavalcante, auxiliar-técnico.

A equipe da escola Joaquim Nabuco foi composta por nove alunas/atletas na categoria infantil de futsal. O feito foi inédito para o município. É a primeira vez que um time feminino dessa categoria sagra-se campeão dos jogos escolares de Roraima.

A técnica da equipe, Gardênia Cavalcante, também elogiou a brilhante participação de suas atletas durante os jogos. Contudo, ressaltou que, além do espírito de competividade, os jogos também foram muito importantes para o desenvolvimento integral dos valores morais e éticos das alunas.

“Não se trata apenas de jogos, mas de ensinamentos importantes, como o respeito. Elas também se sobressaíram na parte emocional. Estão de parabéns, pois mereceram o almejado título”, ressaltou Gardênia.

Agora, um novo grande desafio para as meninas do Uiramutã. Campeãs de Roraima, elas vão disputar entre os dias 1° e 12 de setembro próximo, os jogos escolares brasileiros, no Rio de Janeiro.

A técnica adiantou que a meta da equipe é ficar entre as três melhores do País. “Bom frisar que não estaremos lá representando apenas Uiramutã, mas o estado de Roraima. Agora, o nosso grande desafio é correr atrás de patrocínio, pois tivemos algumas dificuldades com a falta de equipamentos”, observou Gardênia.

 

Mirim também foi campeão

Quem também fez bonito foi a garotada do futsal- mirim da escola estadual indígena São Sebastião do Cailã, da comunidade Água Fria, no Uiramutã. Os meninos também foram campeões dos jogos escolares.

Após vencer a etapa regional, a equipe do Água Fria foi buscar em Boa Vista o inédito título estadual. Depois de passarem da semifinal, os meninos chegaram à grande final e venceram por 6X4 o time da escola estadual Euclides da Cunha, de Boa Vista.

 

Atletismo

Não foi só no futsal que a escola Joaquim Nabuco se destacou nos jogos escolares. No atletismo, Pablo Deyde Souza Lima, de 13 anos, ficou em 2° lugar nos 80 metros rasos, com o tempo de 10 segundos e 15 milésimos.

Aluno do 8° ano, Pablo alcançou índice nacional e por isso foi selecionado para disputar os jogos escolares brasileiros, em novembro próximo, em Aracaju (SE).

Publicidade

Veja também:

Publicidade