Pesquisar
Foto: Folha UOL
fron
Projeto propõe aumento de pena para exploração sexual infantil em áreas de fronteira
REGIÃO DE FRONTEIRA

PL propõe pena maior para exploração sexual infantil

Texto altera o Código Penal para determinar que, nas faixas de fronteira, a pena atual, de reclusão de 4 a 10 anos, seja aumentada pela metade

As regiões de fronteira, como as de Roraima com a Venezuela e a Guiana, podem ter regras mais rígidas contra crimes de exploração sexual de menores. Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados propõe o aumento da pena para o crime de favorecimento da prostituição ou exploração sexual de crianças e adolescentes quando praticado nessas áreas.

O texto altera o Código Penal para determinar que, nas faixas de fronteira, a pena atual, de reclusão de 4 a 10 anos, seja aumentada pela metade. A proposta também prevê a perda de bens e valores utilizados na prática criminosa, com destinação dos recursos ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do estado onde o crime ocorreu.

O autor, deputado Duda Ramos (MDB-RR), argumenta que as regiões de fronteira enfrentam problemas específicos, como a fragilidade da presença do Estado e a facilidade de fuga, que favorecem a atuação de redes criminosas. “Nessas áreas, cria-se um ambiente propício para a atuação de redes criminosas que se aproveitam da vulnerabilidade social para transformar essas pessoas em desenvolvimento em mercadoria”, afirma o deputado.

A proposta ainda transfere para o Código Penal uma punição que atualmente está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), relacionada à perda de bens ligados ao crime.

Tramitação do Projeto

O projeto foi encaminhado na quarta-feira (11) às comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania para ser analisado, em caráter conclusivo. O texto também pode ser submetido à apreciação do Plenário.

Publicidade

Veja também:

PL propõe pena maior para exploração sexual infantil

Postado em 15 de fevereiro de 2026

Eclipse solar forma “anel de fogo”

Postado em 15 de fevereiro de 2026

Não é não!

Postado em 15 de fevereiro de 2026

Dona tenta incendiar loja de carro

Postado em 15 de fevereiro de 2026

PF “engaiola” dois por tráfico de aves

Postado em 15 de fevereiro de 2026

Caiu com pacoteira de pó

Postado em 15 de fevereiro de 2026