Pesquisar
Foto: Jardeson Pinho
posse 2
Prefeito Tuxaua Benísio, vereador Gedeão, secretários e adjuntos foram empossados durante assembleia na comunidade Willimonia
NO WILLIMON

Prefeito e secretários tomam posse durante assembleia

Tuxaua Benísio reafirma compromisso de continuar trabalhando para todos, indígenas e não-indígenas moradores do Uiramutã

O prefeito Tuxaua Benísio (REDE) e secretários municipais foram empossados na noite desta quinta-feira, dia 16, durante a 44ª Assembleia Geral da Região das Serras, na comunidade indígena Willimon, a aproximadamente cinco quilômetros da sede do município. O evento reúne tuxauas, coordenadores de centros e lideranças indígenas.

Primeiro tomaram posse os coordenadores de centros para o exercício de suas atividades em 2025. Francisco André foi empossado também como 1° tuxaua da comunidade indígena Caraparu I. Depois ocorreu a posse de conselheiros, vaqueiros, seguranças do GPVIT e capatazes indígenas. Todos se comprometeram e disseram NÃO à entrada e consumo de bebidas alcoólicas dentro das comunidades.

Em seguida, a mesa de autoridades, composta pelo coordenador da região das Serras, Amarildo Mota e o vice-coordenador José Sabino André receberam o prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio, acompanhado pela primeira-dama, dona Nailza Aliandro, secretários municipais, adjuntos e o vereador Gedeão André da Silva (REDE).

Compareceram à posse, os seguintes secretários municipais e adjuntos: Damázio de Souza Gomes (Educação), Gerocina Pereira da Silva (adjunta); Eloíza Cavalcante (Administração); Omério Cavalcante de Lima (Assistência Social), Nailza Aliandro (adjunta); Danielle Miliano Galé (Agricultura); José Novais Pereira da Silva (Articulação Política); Lucas Ângelo (Saúde), Valdete da Silva Lima (adjunta); Silvânio Alves dos Santos (Obras e Infraestrutura), Adailton Carneiro de Lima (adjunto); Silas Cavalcante Abelardo (Meio Ambiente e Turismo); Neudo Joaquim Marques (Assuntos Indígenas), Geomir Melquior Messias (adjunto); e Erlize José de Souza (Chefe de Gabinete).

Por motivo de saúde e outros, não compareceram à posse o secretário Denismar Horta Tomé (Finanças), o chefe do Controle Interno, Edmar Augusto Oreano, e o vice-prefeito Jeremias Souza Lima.

Em seu discurso, o prefeito Benísio agradeceu a todos pela posse. Ele lembrou que em dezembro do ano passado foi diplomado em Pacaraima pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RR). Depois, no dia 1° de janeiro deste ano tomou posse na Câmara dos Vereadores do Uiramutã. E agora, para efetivar em definitivo sua nova gestão, foi empossado por seus parentes, tuxauas e lideranças indígenas.

“Já se passaram oito anos de gestão pública, quatro como vereador e quatro como prefeito, na minha primeira gestão. Portanto, faço hoje aqui mais um compromisso diante de todos: o trabalho vai continuar para indígenas e não-indígenas. Teremos mais obras de infraestrutura. Contudo, nesta nova gestão também vamos trabalhar para desenvolver economicamente o nosso município”, adiantou o prefeito.

Tuxaua Benísio também falou da importância de trabalhar de “mãos dadas” com a Câmara de Vereadores. “Estou à disposição a qualquer momento de todos vocês, lideranças e tuxauas. Vamos trabalhar juntos e fazer uma gestão compartilhada”, ressaltou.

Chefe de gabinete reforça compromisso

Em seguida, em nome de todos os secretários e adjuntos, a chefe de Gabinete, Erlize de Souza, agradeceu a todos pela confiança. Ela reforçou o discurso do prefeito, dizendo que a nova gestão vai continuar trabalhando para todos, sem distinção. Erlize aproveitou ainda para fazer um pedido.

“Peço a todos vocês que acompanhem mais de perto o nosso trabalho. Acompanhem também as sessões na Câmara de Vereadores e cobrem de nossos representantes”, orientou.

Após o discurso, o prefeito Tuxaua Benísio e o vereador Gedeão André receberam o termo de posse e, juntos com a equipe do primeiro escalão municipal, todos foram abençoados pela professora Ernetina Afonso com uma defumação durante o ritual Maruai, que faz parte da cultura macuxi.

Ao final da posse, o prefeito Tuxaua Benísio apresentou ao público os importantes prêmios que recebeu no ano passado, o Selo Unicef e o Selo Ouro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RR). Foi muito aplaudido. O coordenador da região das Serras, Amarildo Mota, desejou sucesso à nova gestão municipal e a assembleia foi encerrada com uma oração na língua Macuxi.

Publicidade

Veja também:

Locais das provas discursivas serão divulgados nesta segunda

Postado em 30 de novembro de 2025

Idoso morre após acidente na RR-206

Postado em 30 de novembro de 2025

Indígenas discutem políticas públicas em assembleia

Postado em 30 de novembro de 2025

Polícia desbarata quadrilha especializada em furtos rurais

Postado em 30 de novembro de 2025

Funai e parceiros traçam plano de recuperação ambiental

Postado em 30 de novembro de 2025

Motora derruba muro de praça no Pricumã

Postado em 30 de novembro de 2025