A adaptação de conteúdo do programa Brasil Antenado para línguas indígenas resultou em um aumento superior a 150% nas solicitações de instalação gratuita de antenas parabólicas digitais em territórios indígenas. Parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o Ministério das Comunicações, a iniciativa distribui e instala gratuitamente kits de antena parabólica digital.
O programa garante acesso a mais de 100 canais de TV aberta com qualidade digital de som e imagem, sendo executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF). No Uiramutã, onde mais de 96% da população se declara indígena, a EAF identificou que a barreira linguística comprometia o engajamento das famílias aptas ao benefício.
Como resposta, foi produzido um vídeo tutorial em língua indígena. As traduções na região começaram quatro semanas após o início da divulgação no idioma local, o que fez os pedidos pela nova parabólica crescerem 150%. Segundo o conselheiro Edson Holanda, o impacto da medida reforça o papel social da iniciativa.
“O Programa Brasil Antenado tem por missão levar a TV aberta e inclusão digital. Recentemente, começamos uma tradução de todo o programa para línguas indígenas, o que tornou o conteúdo mais acessível e gerou um aumento exponencial em apenas quatro semanas no fornecimento de TVs parabólicas”, afirmou.
O sucesso registrado durante a Fase A do programa confirmou que a adaptação territorial da comunicação é decisiva. A estratégia agora é replicada em outras regiões. No Uiramutã (RR), município com a maior proporção indígena do país, onde o material foi traduzido para as línguas macuxi e Ingarikó, cerca de 2,2 mil famílias podem solicitar o kit gratuito até 13 de março de 2026.
Fases
O Brasil Antenado atende famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) em localidades onde o sinal de TV é inexistente ou limitado. Ao todo, o programa contempla 323 municípios em 16 estados, divididos em três fases:
Fase A (Concluída): 77 municípios em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE);
Fase B (Até 13/03/2026): 138 municípios em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA);
Fase C (12/01 a 13/06/2026): 108 cidades em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS).
As famílias elegíveis podem solicitar o kit e a instalação gratuita pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone e WhatsApp 0800 729 2404.