Pesquisar
Foto: Divulgação
brasil antenado
Brasil Antenado derruba barreiras linguísticas para ampliar conectividade em terras indígenas
BRASIL ANTENADO

Programa amplia conectividade em terras indígenas

Tradução de conteúdo para idiomas locais como o Macuxi e Ingarikó garante que populações tradicionais acessem o kit gratuito de TV digital

A adaptação de conteúdo do programa Brasil Antenado para línguas indígenas resultou em um aumento superior a 150% nas solicitações de instalação gratuita de antenas parabólicas digitais em territórios indígenas. Parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o Ministério das Comunicações, a iniciativa distribui e instala gratuitamente kits de antena parabólica digital.

O programa garante acesso a mais de 100 canais de TV aberta com qualidade digital de som e imagem, sendo executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF). No Uiramutã, onde mais de 96% da população se declara indígena, a EAF identificou que a barreira linguística comprometia o engajamento das famílias aptas ao benefício.

Como resposta, foi produzido um vídeo tutorial em língua indígena. As traduções na região começaram quatro semanas após o início da divulgação no idioma local, o que fez os pedidos pela nova parabólica crescerem 150%. Segundo o conselheiro Edson Holanda, o impacto da medida reforça o papel social da iniciativa.

“O Programa Brasil Antenado tem por missão levar a TV aberta e inclusão digital. Recentemente, começamos uma tradução de todo o programa para línguas indígenas, o que tornou o conteúdo mais acessível e gerou um aumento exponencial em apenas quatro semanas no fornecimento de TVs parabólicas”, afirmou.

O sucesso registrado durante a Fase A do programa confirmou que a adaptação territorial da comunicação é decisiva. A estratégia agora é replicada em outras regiões. No Uiramutã (RR), município com a maior proporção indígena do país, onde o material foi traduzido para as línguas macuxi e Ingarikó, cerca de 2,2 mil famílias podem solicitar o kit gratuito até 13 de março de 2026.

Fases

O Brasil Antenado atende famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) em localidades onde o sinal de TV é inexistente ou limitado. Ao todo, o programa contempla 323 municípios em 16 estados, divididos em três fases:

Fase A (Concluída): 77 municípios em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE);

Fase B (Até 13/03/2026): 138 municípios em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA);

Fase C (12/01 a 13/06/2026): 108 cidades em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS).

As famílias elegíveis podem solicitar o kit e a instalação gratuita pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone e WhatsApp 0800 729 2404.

Publicidade

Veja também:

Indígenas vão pagar menos na conta de luz

Postado em 21 de fevereiro de 2026

Indígenas reativam posto de vigilância para barrar garimpeiros

Postado em 21 de fevereiro de 2026

CCJuv promove encontro com campeão mundial

Postado em 21 de fevereiro de 2026

Programa amplia conectividade em terras indígenas

Postado em 21 de fevereiro de 2026

FNDE reajusta valores da Alimentação Escolar

Postado em 21 de fevereiro de 2026

A galinha da discórdia

Postado em 21 de fevereiro de 2026