Pesquisar
Foto: Alfredo Maia/Supcom Ale RR
Projeto Turistea do TEAMARR - Foto Alfredo Maia
Projeto Turistea concorre ao Prêmio Nacional do Turismo 2025 na categoria de inclusão
TURISMO INCLUSIVO

Projeto da ALERR disputa Prêmio Nacional

Iniciativa do Teamarr concorre na categoria “Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo”

O projeto Turistea, desenvolvido pelo Teamarr (Centro de Atendimento ao Autista) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), está concorrendo ao Prêmio Nacional do Turismo 2025 na categoria “Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo”, junto a outras 24 iniciativas de diferentes regiões do Brasil.

Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o prêmio valoriza ações que se destacam pela inovação, gestão de excelência e impacto positivo no desenvolvimento do turismo nacional. Neste ano, Roraima concorre em dez categorias da premiação, com projetos que promovem o turismo sustentável, responsável e acessível.

Para a coordenadora do Turistea, Jane Lira, a indicação representa o reconhecimento de um trabalho que une inclusão social e valorização do turismo local.

“Para a gente é uma honra saber que o projeto está concorrendo em nível nacional. O Turistea nasceu da percepção de que era necessário unir o turismo e o autismo, capacitando profissionais e promovendo experiências seguras para famílias atípicas. Ver o projeto ser reconhecido nacionalmente mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou a coordenadora.

Jane frisou também que a iniciativa surgiu a partir da própria formação na área de turismo e psicopedagogia, bem como da vivência com as famílias atendidas pelo Teamarr.

“Percebemos o quanto é difícil para os pais saírem de casa com seus filhos autistas. Criamos o Turistea para preparar os agentes locais e oferecer lazer inclusivo, com passeios que estimulam o desenvolvimento sensorial e social. Recebemos muitos retornos positivos dos pais, pois eles relatam que os filhos, antes retraídos, agora têm prazer em explorar novos lugares”, completou.

O diretor do Departamento de Turismo (Detur) da Secretaria de Cultura e Turismo) (Secult), Bruno Brito, destacou a crescente presença do estado na premiação, além do destaque do Turistea na premiação.

“Roraima inscreveu dez iniciativas no Prêmio Nacional do Turismo e isso demonstra a capacidade do estado de gerar experiências inovadoras e positivas. O Turistea é um exemplo disso: um projeto pioneiro que posiciona o turismo voltado ao público autista como referência e incentiva toda a cadeia produtiva a discutir acessibilidade e inclusão, beneficiando turistas, famílias e profissionais”, frisou.

O que é o Turistea

Criado pelo Teamarr da Assembleia Legislativa, o Turistea é um projeto que atua em duas frentes principais: capacitação de agentes de turismo para atendimento adequado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a organização de passeios inclusivos com crianças e adolescentes atendidos pelo centro e seus familiares. As atividades ocorrem em pontos turísticos e culturais de Roraima e permitem experiências de lazer, aprendizado e socialização em contato com o patrimônio natural e histórico do estado.

 

Publicidade

Veja também:

Justiça Eleitoral atende até sexta no Uiramutã

Postado em 6 de novembro de 2025

Foi registrar B.O e ficou por lá mesmo

Postado em 6 de novembro de 2025

Tiras prendem velho valentão em Caracaraí

Postado em 6 de novembro de 2025

Davi “rufa tambor” no TSE

Postado em 5 de novembro de 2025

Ambulância pega fogo na BR-174

Postado em 5 de novembro de 2025

DPE garante acordo para nomeação de aprovados em Pacaraima

Postado em 5 de novembro de 2025