A informação como você nunca viu

Foto: Internet
morto
Paciente morreu sem atendimento médico em posto de saúde e hospital do Estado
DESCASO

Sesau mata mais um

Cleiton passou dias para ser atendido, lutou pela vida, mas não conseguiu sobreviver; Sesau sequer se manifestou

O repositor de mercadorias, Cleiton Costa da Silva, de 29 anos, morreu no último sábado, dia 23, por infecção generalizada, após não receber atendimento médico, enquanto o governador Antônio Denarium “torra” o dinheiro da Saúde em sua desesperada campanha de reeleição.

Cleiton sofreu um acidente de moto no dia 15 de julho, na Vila Entre Rios, em Caroebe, Sul de Roraima. Ainda em luto pela morte do filho, a mãe dele, Luziene Costa, acusa o descaso na Saúde porque o jovem buscou atendimento médico por três vezes em postos de saúde e em hospitais do Estado, mas foi liberado em todas elas.

A prefeitura de Caroebe, responsável pelo posto, informou que está investigando o caso. A Sesau, como sempre, não se pronunciou.

“Se foi e não volta mais, meu filho lutou pela vida, pediu socorro, mas ninguém ajudou”, lamentou a mãe. Cleiton deixou um filho de 4 anos.

 

Fatalidade

Cleiton derrapou de moto e bateu o guidão no joelho, mas, como não havia sido um acidente grave e ele não tinha ferimentos aparentes, não procurou um médico no dia. Mas depois ele passou a sentir dores no joelho. Foi quando procurou o posto de saúde de Entre Rios, no dia 18 de julho, três dias após o acidente. Cleiton chegou a ser medicado, mas no mesmo dia retornou para a casa.

No dia seguinte, ele voltou ao posto para pegar um encaminhamento para fazer um raio-x numa unidade de saúde em Caroebe. Ele foi atendido, mas a equipe de saúde avaliou que não poderia fazer a remoção para a sede do município, porque, para eles, não se tratava de um caso urgente.

“Uma pessoa desse tipo, que nega um atendimento, uma ambulância para um paciente. Isso não pode acontecer. Se chegar a acontecer com a criança? Não é a primeira vez que acontece caso parecido. Isso é sério!”, reclamou a mãe.

Na quarta-feira (20), ele conseguiu ir até a unidade da sede do município no carro de um amigo, fez o raio-x, foi avaliado pelo médico e liberado novamente, mas as dores pioraram e ele decidiu retornar ao posto de saúde de Entre Rios. Cleiton pediu para ser levado à sede, mas apenas à noite a ambulância fez a remoção dele de Caroebe para o Hospital de Rorainópolis, do governo do Estado.

“Já tinha passado da hora. Levaram à noite. Ele esteve no posto de manhã, enrolaram, enrolaram, e foram levar à noite. Não só eu, mas toda a população está indignada com o que aconteceu. Era uma pessoa que tinha saúde, tinha tudo, simplesmente foi uma negligência”, lamentou um amigo.

Durante a remoção, o paciente já não apresentava mais sinais de pressão arterial. Depois de muita demora, ele foi internado no Hospital de Rorainópolis e logo entrou em coma.

Como o estado dele se agravou, Cleiton precisou ser transferido ao HGR, em Boa Vista. Porém, ele morreu no trajeto, quando a ambulância passava por Caracaraí. Com a morte, o corpo voltou para Rorainópolis, onde foi liberado para a família. A mãe diz que o filho morreu por puro descaso na Saúde.

A família de Cleiton disse que vai denunciar formalmente o caso na Ouvidoria dos órgãos de Saúde do Estado.

Publicidade

Veja também:

Publicidade