Pesquisar
Foto: Jader Souza/Supcom-ALE
teamarr
Manhã de acolhimento, brincadeiras e integração marca o retorno das atividades do grupo de habilidades sociais do Teamarr
INTEGRAÇÃO

Teamarr retorna com programação multidisciplinar

Atividades lúdicas ao ar livre ajudaram na readaptação das crianças às terapias e fortaleceram a socialização

Pula-pula, corrida de três pernas, guerra de balões e banho de mangueira marcaram a recepção de boas-vindas para crianças e jovens atendidos pelo grupo de Habilidades Sociais e Emocionais do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), na manhã desta sexta-feira (13).

O retorno das atividades foi celebrado com uma programação lúdica e interativa na área externa do Teamarr, promovendo acolhimento e integração entre os participantes. As ações integram o atendimento multidisciplinar oferecido pelo centro e reforçam a importância do brincar como ferramenta terapêutica para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças.

De acordo com a assistente terapêutica Iara Vaz, o primeiro encontro do ano foi pensado para facilitar a readaptação das crianças à rotina de terapias. “Hoje é o primeiro dia do grupo de habilidades sociais deste ano, e a gente resolveu fazer uma atividade mais lúdica porque as crianças estão retornando. É uma forma de se adaptar de novo às terapias. O grupo já existe desde o ano retrasado e a gente vem se estruturando cada vez mais, tentando aumentar a quantidade de beneficiários”, explicou.

Segundo ela, o foco do trabalho é fortalecer a convivência social das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A gente direciona as atividades para trabalhar as habilidades sociais, porque muitas crianças têm esse déficit e precisam de suporte maior para aprender regras sociais, como se portar nos ambientes e interagir. Trabalhamos essa socialização até para que elas consigam brincar com outras crianças”, acrescentou.

A operadora de caixa Raphaela Leal, mãe de Nicolas Kaleb, de sete anos, acompanha a evolução do filho desde que conheceu o programa pelas redes sociais. “Ele recebeu o diagnóstico e eu conheci o Teamarr pelo Instagram. Ano passado, ele começou as terapias. O Nicolas tinha muita dificuldade em falar frases completas, e hoje ele já fala. Tinha dificuldade de interagir com outras crianças, não gosta de perder. Então isso é trabalhado com ele: aprender a brincar e entender que nem tudo é só do jeito dele”, contou.

Empolgado com o retorno, Nicolas aprovou as atividades. “Foi bem legal as brincadeiras, principalmente o banho de mangueira. Eu gosto de aprender e brincar no pula-pula”, disse.

Teamarr

O Teamarr é um centro especializado da Assembleia Legislativa de Roraima, que está inserido no Programa de Atendimento Comunitário, presidido pela deputada Angela Águida Portella (Progressistas).

Entre as áreas especializadas disponíveis para atendimentos estão: psicologia, neuropsicologia, nutrição, psicopedagogia, pedagogia, educação física e fisioterapia, além das atividades coletivas como a terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), grupo de habilidades sociais e emocionais e o projeto Turistea.

O local oferece acolhimento, terapias e orientações a crianças e adolescentes com TEA, além de capacitação para familiares e profissionais da saúde. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco, em Boa Vista.

Contato: (95) 99164-1475

Call Center: 0800 006 0670.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

 

Publicidade

Veja também:

Poste cai e garupa morre degolada

Postado em 13 de fevereiro de 2026

Profissionais recebem capacitação sobre saúde indígena

Postado em 13 de fevereiro de 2026

CHAME leva ações educativas ao Coronel Mota

Postado em 13 de fevereiro de 2026

Iater aplica provas no domingo

Postado em 13 de fevereiro de 2026

Fogo, fogo!

Postado em 13 de fevereiro de 2026

Caixa paga beneficiários com NIS de final 2

Postado em 13 de fevereiro de 2026