Pesquisar
Foto: Nonato Souza/SupCom-ALE-RR
Inauguração do Espaço de Autocuidado - foto Nonato Sousa
Evento inaugurou sala para trazer ainda mais acolhimento a mulheres vítimas de violência
SAÚDE MENTAL

ALE inaugura “Espaço de Autocuidado”

Durante a cerimônia foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Polícia Militar e a Secretaria Especial da Mulher

A Secretaria Especial da Mulher (SEM) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) inaugurou nesta quinta-feira (31) o “Espaço de Autocuidado” — um ambiente acolhedor, projetado para receber mulheres vítimas de violência doméstica assistidas pela instituição. A cerimônia contou com a presença de representantes da Polícia Militar, do Ministério Público Estadual (MPE-RR) e da Defensoria Pública do Estado (DPE-RR), além de integrantes da rede estadual de proteção à mulher.

Além do atendimento multiprofissional oferecido pelo Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), vinculado à SEM/ALE-RR, o novo espaço disponibilizará roupas, acessórios e maquiagem para as mulheres assistidas pelo Centro, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para fortalecer a autoestima e oferecer apoio no processo de recomeço.

A deputada Joilma Teodora (Podemos), secretária especial da Mulher da ALE-RR, destacou que o espaço representa mais um passo importante do programa do Legislativo, com o intuito de ampliar o acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade psicológica e emocional.

“Hoje, inauguramos esta sala de autocuidado especialmente para aquelas que enfrentam violência doméstica ou que, infelizmente, estão em tratamento contra o câncer. Aqui, as mulheres atendidas pelo Chame poderão encontrar perucas e roupas, sem burocracia. Basta vir e escolher o que precisar, com todo o carinho que merecem”, ressaltou a parlamentar.

Além das roupas e acessórios, a sala será um local de apoio para mulheres em tratamento oncológico que, devido à terapia, perdem o cabelo. O espaço contará com perucas produzidas pelo projeto do Legislativo intitulado “Mechas de Esperança”.

Uma das beneficiadas pelo projeto foi a dona de casa Yasmina DelValle, que está em tratamento contra o câncer desde o ano passado. Ela expressou como a peruca foi fundamental nesse processo de enfrentamento da doença.

“Receber a peruca foi maravilhoso, pois marca uma nova etapa na minha vida. Agora, vou seguir um novo rumo, em que a peruca ajudará a reforçar meu estilo e personalidade. Isso transforma a estética da minha vida, e sou muito grata às pessoas que, com tanto carinho, doam seu cabelo para essa causa. Agradeço a Deus e a todos que contribuem”, afirmou Yasmina.

Acordo de Cooperação Técnica

Durante a cerimônia, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Polícia Militar e a Secretaria Especial da Mulher, com o objetivo de aproximar os casos de violência doméstica e familiar do órgão legislativo. A iniciativa busca também encaminhar os autores da violência para acompanhamento psicológico, social e jurídico no Centro Reflexivo Reconstruir, outro programa desenvolvido pela SEM.

A coronel Valdeane de Oliveira, subcomandante da Polícia Militar de Roraima, participou da assinatura do acordo e ressaltou a importância da parceria para reduzir os índices desse tipo de violência no estado.

“Esse termo reforça o vínculo do Chame com a Polícia Militar e beneficia toda a rede de proteção à mulher. Com ele, intensificaremos o atendimento e o acolhimento, além de dar apoio às mulheres que muitas vezes não têm a quem recorrer. Por isso, considero essa parceria essencial para o combate à violência doméstica em Roraima”, afirmou a coronel.

No Flickr da Assembleia Legislativa são encontrados os registros fotográficos da solenidade, acessados por meio do link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir

O Chame acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, contando com uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, advogada e assistente social.

O Centro Reflexivo Reconstruir oferece esses mesmos serviços, porém é destinado aos autores de violência doméstica do estado. O programa promove encontros para tratar temas como depressão, estresse e agressividade, consumo de álcool e drogas, valores familiares e a Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).

Ambos os programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Secretaria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1470, Bairro Aparecida. Os moradores de Rorainópolis e região podem buscar apoio no Núcleo da SEM, localizado na Avenida Dra. Yandara, nº 3058, no Centro. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além disso, o ZapChame pelo número (95) 98402-0502 funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

 

Publicidade

Veja também:

Tiras cumprem ordem judicial e interditam terreno

Postado em 31 de outubro de 2024

Alunos aprendem gerenciar conflitos

Postado em 31 de outubro de 2024

Exposição fotográfica mostra construção da BR-174

Postado em 31 de outubro de 2024

ALE inaugura “Espaço de Autocuidado”

Postado em 31 de outubro de 2024

Denarium tem seis sessões para se defender

Postado em 31 de outubro de 2024

Moleque pedala ligeiro, bate em carro e quebra braço

Postado em 31 de outubro de 2024