A informação como você nunca viu

Foto: Jardeson Pinho
damazio
Secretário municipal de Educação, Damázio Gomes, durante a abertura do 1° Ciclo de Desenvolvimento de Professores do Projeto OMUNGA no Monte Roraima
PROJETO OMUNGA

Damázio fala da importância de alunos estudarem a própria história

Secretário municipal de Educação, Damázio Gomes, participou da abertura do 1° Ciclo de Desenvolvimento de Professores do Projeto OMUNGA no Monte Roraima

Sobre a parceria com a OMUNGA, Damázio falou da importância de alunos e professores do Uiramutã terem materiais didáticos regionais. “Queremos que nossos alunos estudem nossa própria história, a história do nosso povo, da nossa cultura. Daí a importância da nossa parceria com o projeto OMUNGA”, observou.

Damázio adiantou que os livros didáticos e outras produções feitas durante os ciclos do projeto OMUNGA no Monte Roraima serão traduzidos para as três línguas dos povos indígenas do Uiramutã: Macuxi, Patamona e Ingaricó.

O secretário vai protocolar hoje, dia 25, junto à Câmara Municipal de Vereadores do Uiramutã, um projeto de lei para cooficializar as três línguas indígenas do Uiramutã para que, de fato, se torne lei e assim atenda a educação municipal indígena.

Damázio depois agradeceu as professoras doutoras da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Simone Batista e Catarina Padilha. Por meio da Coordenação de Capacitação do Servidor (CAPES), ambas conseguiram trazer para Uiramutã o inédito curso superior Intercultural em Pedagogia, que será ministrado ainda este ano na sede do município.

“É um grande avanço para a nossa educação ter um curso superior aqui na sede do Uiramutã. Agora, só não vai estudar quem não quiser. Então, vamos vencer mais este desafio a partir da nossa formação”, ressaltou o secretário.

A primeira escola municipal indígena de tempo integral em Roraima, já em construção na comunidade indígena Água Fria, também foi assunto abordado por Damázio. “Precisamos do apoio de todos para que a educação avance. Então, vamos mostrar a força do nosso professor indígena”, frisou Damázio.

Publicidade

Veja também:

Publicidade