Pesquisar

Foto: Gedeão Macuxi
escola enseada 2
Escola municipal indígena Pajé Marcelo Barbosa Gomes, na comunidade indígena Enseada; criançada fez a festa
MAIS EDUCAÇÃO

Prefeitura do Uiramutã inaugura escola na Enseada

Nova unidade de ensino apresenta designe diferente e vai atender 53 alunos do 1° e 2° Período e do 1° ano do Fundamental

A Prefeitura do Uiramutã, ao Norte de Roraima, inaugurou na manhã de hoje, dia 19, a escola municipal indígena Pajé Marcelo Barbosa Gomes, na comunidade indígena Enseada, a aproximadamente 39 quilômetros da sede do município. É a décima primeira escola entregue à população pela atual gestão municipal. Ainda tem mais três previstas para serem inauguradas até o final deste ano.

A escola municipal indígena Pajé Marcelo Barbosa Gomes tem três salas de aula, dois banheiros, uma secretaria, uma copa, cozinha e área de recreação. Toda na cerâmica e forrada, a unidade colorida apresenta um designe diferente. A escola vai atender 53 alunos do 1° e 2° Período e do 1° ano do Ensino Fundamental.

Responsável pela escola, a professora Lucilene da Silva Souza disse que agora as crianças têm um local adequado e seguro para estudar. “Há muitos anos que a gente sonhava em ter uma escola municipal novinha. E agora o sonho virou realidade. Só temos a agradecer e parabenizar a atual gestão municipal”, elogiou.

O evento começou com uma bela recepção feita por crianças e adolescentes indígenas. Todos dançaram e cantaram de mãos dadas, perfilados na frente da escola, durante a entrada das autoridades e convidados. Em seguida foram hasteadas as bandeiras do Brasil, de Roraima e do Uiramutã.

A mesa foi composta pelo tuxaua da comunidade Enseada, Severino de Souza, pelos secretários municipais: Damásio de Souza Gomes (Educação), Silvano dos Santos (Obras), pela professora Lucilene de Souza (responsável pela escola municipal) e pela chefe de Gabinete, Erlise de Souza, que representou o prefeito Tuxaua Benísio.

Também compareceram à inauguração, os secretários municipais: José Novaes (Articulação Política), Daniele Miliano (Agricultura), Neudo Marques (Indígena), Eloíza Cavalcante (Administração) e Silas Cavalcante (Meio Ambiente e Turismo).

Em seu discurso, o tuxaua da comunidade Enseada, Severino de Souza, agradeceu a todos pela nova escola, lembrando que era um sonho antigo ter uma unidade de ensino municipal na comunidade. “E agora recebemos essa escola novinha”, festejou.

O secretário municipal de Educação, Damásio de Souza Gomes, agradeceu a todos, mas em especial a chefe de Gabinete Erlise de Souza, que na ocasião representava o prefeito Tuxaua Benísio. Depois, Damásio chamou à mesa os tuxauas Orlando, da comunidade indígena Uiramutã, e Gregório, da comunidade indígena Pedra Branca.

O secretário explicou que a escola municipal Pajé Marcelo Barbosa Gomes foi um projeto do Governo Federal, por isso ganhou um modelo diferenciado. “A Educação é feita por todos. Além de construir escolas novas, também investimos na capacitação de nossos professores. Tudo contribui para uma melhor qualidade de ensino às nossas crianças”, observou Damásio.

Momento histórico – A chefe de gabinete da Prefeitura, Erlise de Souza, disse em discurso que aquele momento era histórico para a comunidade Enseada porque representava mais investimentos na Educação da 1ª Infância.

O secretário de Obras, Silvano dos Santos, ressaltou que a escola é mais uma obra entregue pela atual gestão municipal, atendendo a mais uma comunidade. Depois, o tuxaua Orlando lembrou que agora as comunidades indígenas têm mais Saúde e Educação. “Antes, a gente não via isso, mas hoje esses importantes serviços estão chegando às comunidades”, observou.

Atualmente, segundo o tuxaua Severino da Silva, 519 indígenas moram na comunidade Enseada. E desses, 88 são pais de família. Ao término da inauguração, todos foram convidados para um almoço com churrasco.

Publicidade

Veja também:

Mais um danadinho no “curral”

Postado em 20 de setembro de 2024

Vereador denuncia xenofobia no hospital do Estado

Postado em 20 de setembro de 2024

Tiras prendem pedófilo que estuprou criança 8 vezes

Postado em 20 de setembro de 2024

Prefeitura do Uiramutã inaugura escola na Enseada

Postado em 20 de setembro de 2024

Crianças estudam em escola de barro na Serra do Sol

Postado em 20 de setembro de 2024

Vizinhos encontram corpo podre

Postado em 18 de setembro de 2024