A informação como você nunca viu

Foto: Amilcar Júnior
damázio
Secretário municipal de Educação, Damázio Gomes, durante a abertura da 2ª etapa do Magistério Indígena, na comunidade Monte Moriá I
NO UIRAMUTÃ

Professores participam da 2ª etapa do Magistério Indígena

Evento ocorre na comunidade indígena Monte Moriá I; mais de 70 cursistas Ingaricó e Macuxi participam do curso

Começou hoje, dia 6, a segunda etapa do Magistério Indígena Amooko Lisantan, na comunidade indígena Monte Moriá I, distante a aproximadamente 10 quilômetros da sede do município do Uiramutã, ao Norte de Roraima.

O curso é realizado pelo Centro de Formação de Profissionais do Estado de Roraima (Ceforr), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Deporto (Semecd), da Prefeitura do Uiramutã.

Nesta segunda etapa participam 76 cursistas das etnias Ingaricó e Macuxi. Eles são professores das redes estadual e municipal de Ensino. As atividades vão até o próximo dia 18 deste mês.

O tuxaua da comunidade indígena Monte Moriá I, Antônio Samuel Batista, abriu o evento dando boas-vindas, afirmando que sua comunidade estava à disposição de todos.

A gerente de Coordenação Indígena do Ceforr, Adine da Silva Ramos, agradeceu a receptividade que teve e depois apresentou os membros de sua equipe.

“Percebi que a comunidade acatou de verdade o curso. Obrigado. Mesmo com todas as dificuldades, a gente faz acontecer”, disse Adine, referindo-se às condições climáticas de chuva na região.

Em seguida, os cursistas deram as mãos no meio do malocão da comunidade, dançaram e cantaram músicas tradicionais.

Damázio anuncia processo seletivo

O secretário municipal de Educação, Damázio Gomes, parabenizou a todos e disse que a escola municipal indígena Cícero Canuto está à disposição dos cursistas.

Damázio também disse que estava feliz com a participação dos parentes Ingaricó no curso. “Como não fechou o número de vagas, então abrimos para os Macuxi”, explicou.

O secretário adiantou que a Educação municipal se prepara para fazer um novo processo seletivo ainda este ano para contratar professores indígenas, já que foram poucos os aprovados no recente concurso público realizado pela prefeitura do Uiramutã. “Então, se preparem”, avisou.

Damázio também adiantou que a Educação já trabalha na criação do Departamento de Educação Indígena, que viabilizará a realização de um concurso público diferenciado, somente para professores indígenas.

“Nossos professores também vão fazer o curso de Pedagogia Intercultural, na comunidade indígena Uiramutã (popular Júlio Pereira). É mais uma parceria nossa, neste caso com a CAPES, da Universidade Federal de Roraima. São 33 vagas e mais 10 para a Educação Especial. Também é missão nossa capacitar os professores porque quem também ganha com isso são nossos alunos, que recebem uma educação de qualidade”, ressaltou Damázio.

Depois, a coordenadora de Divisão de Ensino da Semecd, Elineude Pinho, deu bom dia aos cursistas, lhes desejando boa sorte. “Sabedoria. Compartilhem o conhecimento. Estamos à disposição de vocês”, finalizou.

A cursista/professora Jucineia Jonas Edimar, macuxi e moradora da comunidade indígena Cachoeira do Pato, disse que está fazendo o curso para se capacitar. A intenção dela é se formar e se qualificar para, assim, melhor ensinar seus alunos.

“Moro um pouco longe daqui, mas vale a pena porque estou adquirindo novos saberes. Espero concluir o curso, me formar e me tornar uma profissional mais qualificada”, justificou Jucineia.

Curso pode durar até 3 anos, diz gerente

A gerente de formação indígena do Ceforr, Adine da Silva, informou que a segunda etapa do Magistério vai até o próximo dia 18, mas o curso todo pode durar até três anos.

“O projeto se habilita ao Magistério Indígena e é realizado pelo Ceforr para professores estaduais e municipais, em parceria com a prefeitura do Uiramutã e Secretaria Municipal de Educação. Quero agradecer esta parceria, em especial ao secretário Damázio, e a esta comunidade pela calorosa recepção que recebemos. Tenho certeza que voltaremos aqui para realizar a terceira etapa do curso”, finalizou Adine.

Publicidade

Veja também:

Publicidade