A informação como você nunca viu

Foto: Jardeson Pinho
Omunga 1
Abertura do 1° Ciclo de Desenvolvimento de Professores do Projeto OMUNGA no Monte Roraima
NO UIRAMUTÃ

Professores participam do 1° Ciclo da OMUNGA

Evento ocorreu na quadra poliesportiva municipal, na sede do município; projeto visa a produção de livros escritos pelos povos originários

Professores estaduais e municipais do Uiramutã, ao Norte de Roraima, participaram na tarde de ontem, dia 24, do 1° Ciclo de Desenvolvimento de Professores do Projeto OMUNGA no Monte Roraima. O evento ocorreu na quadra poliesportiva municipal, ao lado de escola estadual Joaquim Nabuco, na sede do município.

A OMUNGA é um empreendimento social que desenvolve projetos, tais como: Escolas do Sertão, Livros para África, OMUNGA na Amazônia e OMUNGA no Monte Roraima. Ela tem como objetivo a distribuição de livros e a criação de bibliotecas em comunidades de difícil acesso. Também visa a capacitação de professores, buscando aproximar a cultura e a prática pedagógica com atividades que promovam a leitura, a escrita e a construção de projetos educativo-culturais.

O evento contou com a participação do secretário municipal de Educação, Damázio Gomes, do empreendedor social, fundador e presidente da OMUNGA Grife Social e Instituto, Roberto Pascoal, de representantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR), de professores do Uiramutã, de tuxauas e outros convidados.

Adolescentes da escola estadual indígena Ko’ko Isabel Macuxi e crianças da escola municipal indígena Pajé Barbosa Gomes, ambos da comunidade indígena Enseada, abriram o evento dançando e cantando músicas tradicionais. A mesa das autoridades foi formada antes das execuções dos hinos do Uiramutã e de Roraima, cantados na língua macuxi. Em seguida, os alunos se apresentaram novamente em um coral.

O secretário municipal de Educação, Damázio Gomes, agradeceu aos povos indígenas presentes, professores, gestores e, em nome do empreendedor Roberto Pascoal, a todos os membros da OMUNGA. Ele também agradeceu suas equipes: pedagógica, de apoio e de Comunicação Social.

Após os agradecimentos, Damázio disse que a situação é preocupante porque a maioria dos professores do Uiramutã, que fizeram recentemente o concurso público, não conseguiu passar, por isso ele anunciou que fará um novo processo seletivo.

O secretário informou também que já existe uma comissão na Educação municipal que trabalha para criar o Departamento de Educação Indígena. E a partir da criação, com a devida aprovação de uma lei municipal, a prefeitura vai poder realizar um concurso público diferenciado somente para professores indígenas.

Publicidade

Veja também:

Publicidade