Neste domingo (21), moradores do Uiramutã, no Norte de Roraima, voltam às urnas para escolher os novos gestores do Executivo estadual em uma eleição suplementar cercada por um esquema especial de segurança. Para garantir a tranquilidade do pleito, policiais federais, civis e militares reforçaram o policiamento na cidade. Ao todo, 8.757 eleitores estão aptos a votar no município mais indígena do Brasil.
Nenhuma ocorrência policial foi registrada pela manhã no município. A votação segue tranquila na sede e em mais cinco comunidades indígenas. Nesta eleição, Uiramutã conta com 37 seções eleitorais. Dessas, nove estão na cidade, funcionando na Secretaria Municipal de Educação e na escola municipal Antônio Rodrigues da Silva.
O promotor de Justiça André Felipe Bagatin acompanhou a votação pela manhã na sede do município. Ele informou que cada junta eleitoral em Roraima tem um juiz e um promotor que atuam para garantir a lisura do processo. “Nosso trabalho é fiscalizar para que tudo ocorra dentro da normalidade. As eleições aqui estão tranquilas”.
O delegado da Polícia Civil, Franco Ghiggi, também confirmou a tranquilidade durante a votação no Uiramutã. “Estamos circulando na cidade para evitar crimes eleitorais. Já orientamos os comerciantes a respeito da venda de bebidas alcoólicas, o que não pode acontecer até as 19h deste domingo”.
Além da equipe da Polícia Civil, com quatro agentes, Uiramutã conta ainda com a segurança de duas equipes da Polícia Federal e mais uma guarnição extra para reforçar o contingente da Polícia Militar.
Mãe de quatros filhos, a servidora pública Elen Keila Lima da Silva, moradora da comunidade indígena Camararém, falou da importância do voto após sair da escola municipal Antônio Rodrigues da Silva. “Vim fazer meu papel como cidadã. É importante ir às urnas e escolher seu candidato”.