A informação como você nunca viu

Foto: Jardeson Pinho
pascoal
Secretário municipal de Educação, Damázio Gomes, e fundador da OMUNGA, Roberto Pascoal
OMUNGA MONTE RORAIMA

Pascoal se surpreende: “Isso é fantástico”

Presidente da OMUNGA, Roberto Pascoal, disse que o projeto vai a cidades distantes para contribuir e somar com as culturas originárias

O empreendedor social, fundador e presidente da OMUNGA, Roberto Pascoal, falou em seguida. Ele agradeceu ao secretário de Educação, Damázio Gomes, componentes da mesa, professores, as famílias presentes e ao time da OMUNGA.

“É a sexta vez que venho ao Uiramutã e já tenho amigos. Isso é fantástico, pois já conheci várias comunidades indígenas e essa interação se transformou no projeto OMUNGA no Monte Roraima. A proposta é justamente essa: chegar em cidades distantes para contribuir e somar com as culturas originárias”, explicou.

Contudo, Pascoal fez questão de dizer que a cultura dos povos do Uiramutã já é forte, por isso a Omunga, segundo ele, está aqui para somar esforços por meio da produção de livros escritos pelos próprios povos originários.

O presidente informou que sua equipe já está fazendo uma pesquisa minuciosa a respeito de livros infantis escritos pelos povos do Uiramutã. “Essa é uma de nossas contribuições. A partir da produção desses livros, buscamos resgatar as histórias do povo”, frisou.

Pascoal continuou falando da importância do livro produzido pelo seu próprio povo. “Quando um ancião se vai (morre), é como se uma escola fechasse. Portanto, é preciso que fique registrado este saber e a Omunga contribui justamente para isso, para que o povo não perca sua cultura”.

A respeito do evento, Pascoal avisou que ao longo deste ano ocorrerão seis ciclos de capacitação para os professores do Uiramutã. Eles participarão de várias oficinas para depois elaborarem os livros.

Outra proposta da OMUNGA, segundo Pascoal, é fazer despertar nas crianças o sentimento de amor pela leitura. Durante os seis ciclos, Pascoal adiantou que várias escolas do Uiramutã já receberão livros.

“Também vamos produzir um documentário, mostrando as riquezas culturais do Uiramutã. Vamos passar um filme similar hoje à noite (ontem), a partir das 19h, na escola municipal Antônio Rodrigues (no Centro da sede). Todos podem assistir”, convidou.

Ao final do discurso, Pascoal disse ser uma honra escutar e aprender com o povo do Uiramutã. Ele garantiu que esta relação de confiança vai se fortalecer durante a realização dos ciclos, da caminhada. “Sempre nossa equipe foi muito bem recebida. Só tenho a agradecer a este aguerrido povo”.

Publicidade

Veja também:

Publicidade