A informação como você nunca viu

Foto: Jardeson Pinho
festejo
Prefeito do Uiramutã, tuxaua Benísio participou do 1° Festejo da comunidade Serra do Sol
POVO INGARIKÓ

Comunidade Serra do Sol realiza 1° Festejo

Prefeito Benísio, tuxauas, lideranças indígenas e convidados também participaram de formatura e feira cultural

A comunidade Serra do Sol, distante a 74 quilômetros da sede do Uiramutã, no extremo Norte de Roraima, comemora seu primeiro festejo, nos dias 27, 28 e 29. A abertura do evento ocorreu no malocão da comunidade, lotado de crianças e jovens Ingarikó.

Além do festival, os indígenas também participaram da formatura de 30 alunos da 1ª turma do Ensino Infantil da escola indígena municipal Upuru Isatan. No mesmo evento, indígenas do Ensino Médio da rede estadual, da escola indígena Jones Ingarikó, concluíram o ano letivo de 2023 e também se formaram. Os Ingarikó também realizam a sua 7ª Feira Cultural.

A mesa foi composta pelo prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio, pelo secretário municipal de Educação, Damásio Gomes, pelo tuxaua da comunidade Serra do Sol, Woston Semeão, pela chefe de Divisão da Educação municipal, Elineude Pinho, pelo coordenador pedagógico do polo Área de Voo, Dones Antônio Batista, pelo coordenador pedagógico Jobson de Oliveira e convidados.

O tuxaua da comunidade Serra do Sol, Woston Semeão, iniciou seu discurso falando na língua Ingarikó. Ele agradeceu a presença de todos e disse que nas 15 comunidades Ingarikó há uma população estimada de 500 indígenas, destes cem são pais de família.

Woston fez questão de lembrar dos anciãos, tuxauas que lutaram e conquistaram a demarcação daquele território indígena. “Não podemos esquecer nossos líderes, muitos que já se foram. Eles lutaram muito para que hoje a gente desfrute de nossa terra homologada e demarcada”, lembrou.

O tuxaua finalizou seu discurso, agradecendo também o prefeito Benísio e o secretário municipal de Educação pelo trabalho desenvolvido nas comunidades Ingarikó.

O prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio, discurso em seguida. Ele agradeceu o convite e o acolhimento que toda sua equipe recebeu na comunidade. Também lembrou da luta dos tuxauas anciãos e elogiou o trabalho do atual tuxaua Woston, que está há dois anos à frente da comunidade Serra do Sol.

“Temos 68 escolas municipais no Uiramutã. A dificuldade é grande, mas não medimos esforços para levar educação e saúde a todos”, frisou o prefeito.

Ainda em discurso, Benísio anunciou mais investimentos na terra Ingarikó. Ele disse que o deputado federal Stélio Dener já garantiu uma emenda para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na comunidade Serra do Sol, ainda este ano.

“Também já temos um projeto para a construção de uma escola padrão até setembro deste ano aqui na comunidade. O processo já está em andamento. Estamos correndo atrás dos recursos necessários com nossos parlamentares”, disse.

O prefeito também lembrou que é muito importante manter a cultura. “Os pais, por exemplo, devem falar com os filhos na língua Ingarikó. Esse ensinamento deve passar de geração, pois a escola é para a aprendizagem de outros conhecimentos”, observou.

Em seguida, o tuxaua Orlando, da comunidade Uiramutã, discursou na língua Macuxi e agradeceu o convite para participar do festejo. Ele disse que estava muito feliz pela receptividade. “Sou tuxaua há 21 anos, mas hoje estou com espírito renovado”, ressaltou.

O secretário de Educação municipal, Damásio Gomes, deu boas vindas a todas as lideranças indígenas, tuxauas, prefeito e sua equipe. Ele lembrou que a Educação é a base do desenvolvimento, por isso na atual gestão municipal, o professor é valorizado.

“Todos na sociedade passam pelas mãos do professor, por isso investimos muito neste profissional. O prefeito Benísio trata todos de forma igual, buscando recursos para atender nossas comunidades. Nosso trabalho vai continuar”, garantiu o secretário.

Damásio adiantou também que em setembro próximo, a Educação municipal promoverá um curso de formação superior, em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR).

“Teremos o curso de Pedagogia Intercultural, destinado a todos os indígenas do Uiramutã, entre eles o Ingarikó. Além da formação superior, a Educação também vai intensificar os trabalhos para que não falte material didático, nem merenda escolar, pois o mais importante é manter a língua e a cultura deste povo”, observou.

Damásio deu outra boa notícia aos Ingarikó, adiantando que a Educação municipal vai comprar, ainda este ano, cinco motocicletas para os coordenadores de comunidades de difícil acesso. Os veículos vão auxiliar nos trabalhos.

“Nossa preocupação com a Educação deste povo é grande. No início de abril deste ano, por exemplo, mandaremos uma nova remessa de merenda escolar e gás de cozinha para as escolas municipais que atendem os Ingarikó. Mandaremos merenda para três meses, pois não podemos deixar faltar no período das chuvas”.

Ainda discursando, o secretário anunciou também que iria entregar durante o festejo, oito tabletes para os gestores de escolas indígenas daquela região. O equipamento cedido pelo Governo do Estado, segundo Damásio, vai servir como ferramenta de trabalho para alunos, professores e gestores. “Também já estamos providenciando para este ano a instalação de internet nas escolas daqui”, adiantou.

Concurso público – Sobre o concurso público, Damásio explicou que o último realizado, recentemente, não foi diferenciado por falta de uma lei municipal, por isso o concurso foi aberto para todos, conforme Damásio.

“Mas já foi criada uma comissão para instituir a Secretaria de Educação Indígena. Com isso, a partir dela, poderemos abrir concurso público apenas para os indígenas. Então, estudem e façam curso superior”, orientou o secretário.

Em seguida, Damásio e o prefeito Benísio entregaram os tabletes aos coordenadores. O secretário informou ainda que ainda este ano, a Educação municipal receberá mais tabletes do governo do Estado.

Após o término da abertura do festejo, a comunidade Serra do Sol serviu um almoço a todos. “Novamente agradeço a participação de cada um de vocês. O que hoje ocorre aqui vai ficar na história do povo Ingarikó. Fiquem à vontade e sintam-se em casa”, disse o tuxaua da Serra do Sol, Woston Semeão.

Publicidade

Veja também:

Publicidade