A informação como você nunca viu

Foto: Gedeão Macuxi
escola ticoça
Secretário municipal de Educação, Damázio Gomes, o prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio e o seu vice, Jeremias Lima na entrega da escola ampliada na comunidade do Ticoça
NO UIRAMUTÃ

Prefeitura amplia e entrega mais uma escola

Para justificar tantos investimentos, Benísio disse que é com Educação de qualidade que vai desenvolver as comunidades

A Prefeitura do Uiramutã, ao Norte de Roraima, entregou hoje, dia 27, mais uma escola indígena ampliada, a Maria Viana Pereira, na comunidade indígena do Ticoça, a aproximadamente 40 quilômetros da sede do município.

A escola indígena municipal Maria Viana Pereira foi construída em 2022, já na gestão do prefeito Tuxaua Benísio, com apenas uma sala de aula, mas agora ganhou mais duas salas de aula e um refeitório para poder atender à crescente demanda dos alunos.

Responsável pela escola municipal do Ticoça, Edithe Miguel da Silva lembrou que no ano passado, a unidade educacional só podia atender a 25 alunos, de 4 a 6 anos, matriculados no primeiro e segundo período. Mas agora, com a ampliação, a escola vai poder contemplar um público bem maior.

“Essa gestão é excelente. O prefeito valoriza a Educação do nosso povo, por isso está construindo, reformando e ampliando muitas escolas no município. Isso proporciona um ambiente mais saudável e seguro aos nossos alunos”, observou Edithe.

A comunidade indígena do Ticoça tem hoje 450 moradores; desses, 96 são pais de família. O professor Resivaldo Melquior, que há seis anos é o tuxaua da comunidade do Ticoça, agradeceu ao prefeito Benísio, dizendo que ele realizou um sonho.

“Há 20 anos a gente queria uma escola assim, com ambiente saudável e seguro, e hoje o prefeito realiza esse sonho. Sua gestão, Tuxaua Benísio, vai ficar na história porque o senhor trabalha para todos os povos do Uiramutã, sem fazer distinção. Sua gestão como prefeito e tuxaua é referência para o Brasil”, elogiou Resivaldo.

Semana dos Povos Indígenas – O tuxaua disse ainda que, além da festa de entrega da escola ampliada, a comunidade do Ticoça também estava comemorando a Semana dos Povos Indígenas, com uma vasta programação organizada pelos próprios moradores e servidores da escola estadual indígena Mauro Melquior.

“Teremos hoje gincana, cabo-de-guerra, desfile para a escolha do e da indígena mais bonita, futebol, concurso de Damorida, de Caxiri e outras atividades. É uma grande festa para o nosso povo, para autoridades e convidados”, discursou Resivaldo.

O evento

Enfileirados de um lado e de outro, debaixo de mangueiras ao lado de um campinho de futebol, moradores da comunidade recepcionaram autoridades e convidados, batendo palmas, dançando e cantando músicas tradicionais.

Participaram do evento, o prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio, o vice-prefeito, Jeremias Lima (que é da comunidade do Ticoça), os secretários municipais Damázio Gomes (Educação) e José Novaes (Articulação Política), as ex-secretárias de Educação municipal, Vanderlane Lima e Darilene Lima, tuxauas de comunidades vizinhas e outros convidados. Uma banda de forró animou a festa.

Professor e coordenador pedagógico, Milton Melquior, também morador da comunidade do Ticoça, agradeceu a presença de todos e lembrou que todos ali também estavam festejando a Semana dos Povos Indígenas.

 

“Ticoça agora tem escola de qualidade”, diz Damázio

Em seguida, o secretário municipal de Educação, Damázio Gomes, agradeceu ao prefeito Benísio, tuxauas presentes, lideranças indígenas e, em especial, ao secretário José Novaes que, segundo ele, se faz presente e não falha em todas solenidades realizadas pela prefeitura do Uiramutã.

Damázio afirmou que agora a comunidade indígena do Ticoça tem uma escola municipal de qualidade e segura para alunos e professores. “Nosso prefeito trabalha de forma incansável e não mede esforços para melhorar cada vez mais nossa Educação. E ele vai fazer muito mais”, assegurou.

O secretário municipal de Articulação Política, José Novaes, agradeceu a todos. Depois, o tuxaua Orlando, da comunidade indígena Uiramutã, discursou na língua Macuxi e foi muito aplaudido.

O tuxaua do Ticoça, Resivaldo Melquior, em novo discurso, convidou as ex-secretárias de Educação do Uiramutã, Darilene Lima e Vanderlane Lima (moradoras da comunidade) para se dirigirem à frente e disse:

“Em nome dessas duas mulheres, quero agradecer a todos. Quero dizer também que sou apaixonado, não pelo prefeito (risos), mas pelo trabalho que vem fazendo e carinho que ele tem com a comunidade do Ticoça”, agradeceu.

 

Jeremias afirma que obra é mais um legado

O vice-prefeito do Uiramutã, Jeremias Lima, discursou em seguida. Ele afirmou que a obra de ampliação na escola municipal indígena Maria Viana Pereira é mais um legado de Benísio.

“Também não poderia deixar de lembrar e agradecer ao prefeito pela energia 24 horas que temos hoje no Ticoça. É uma conquista para o nosso povo”, ressaltou Jeremias.

Sobre a escola municipal ampliada, o vice lembrou que Benísio a construiu em 2022 e agora a ampliou. “Antes, nossas crianças estudavam em salas de aula precárias, mas agora, compromissado com seu povo, o prefeito deu qualidade à nossa educação. Portanto, o trabalho tem que continuar”, frisou Jeremias.

 

Benísio anuncia novos investimentos

Em seguida, emocionado, o prefeito Benísio disse que estava muito alegre por viver aquele momento tão especial, por isso agradeceu a todos. “Já são 11 novas escolas construídas, duas ampliadas e outras mais reformadas. Portanto, o trabalho para todas as comunidades do Uiramutã vai continuar”, assegurou o prefeito.

Benísio lembrou que no dia seguinte (28) entregaria outra obra muito importante no Uiramutã: a vicinal que leva às comunidades indígenas do Estêvão e do Mudubim. “Antes, só se chegava de avião nessas comunidades, mas amanhã vou chegar lá de Hilux ou de Triton”, comemorou e foi aplaudido.

O prefeito reafirmou seu compromisso com a Educação, Saúde, Obras e outros setores. Ele disse que esta semana esteve com o deputado federal Édio Lopes e conseguiu R$ 1.9 milhão para mais uma nova rede de eletrificação no Uiramutã. “Só estamos esperando o recurso ser liberado pela Caixa”, disse.

Benísio ainda anunciou a construção de mais dois postos de saúde – um no Ticoça – e de um malocão na comunidade indígena do Socó. “E daqui a 20 dias começaremos a construir uma escola com quatro salas de aula na comunidade indígena Serra do Sol”, adiantou.

Desenvolvimento – Para justificar tantos investimentos, em especial na área educacional, Benísio foi enfático ao afirmar que “é com Educação de qualidade que vai formar médicos, professores, vereadores e outros profissionais que ajudarão a desenvolver suas comunidades”. Foi bastante aplaudido.

Após a entrega da escola municipal ampliada, todos se dirigiram para o lado do campinho de futebol, onde ocorreram várias competições, desfiles e danças tradicionais. Lá também foi servido um almoço a todos.

Publicidade

Veja também:

Publicidade