A informação como você nunca viu

Foto: Jardeson Pinho
damásio 2
Secretário de Educação municipal, Damásio Gomes cumprimentou aluna Ingarikó na festa de formatura
INÉDITO EM RORAIMA

Formatura é marco histórico para os Ingarikó, diz secretário

Damásio retorna à região 28 anos depois; ele deu aula por cinco anos na comunidade Serra do Sol

Depois de 28 anos, o secretário municipal de Educação, Damásio Gomes, retornou esta semana à comunidade indígena Serra do Sol, onde participou do 1° festejo da comunidade e da formatura de alunos das redes municipal e estadual de ensino.

Damásio foi professor e morador da comunidade por cinco anos. Em seu discurso durante a solenidade de formatura, no malocão da comunidade, o secretário lembrou do tempo que dava aulas na região.

“Aqui fui professor, mas continuei estudando e hoje retorno a esta comunidade como secretário de Educação. O que quero dizer com isso? Devemos acreditar no futuro e sonhar alto para ocuparmos espaços no setor público, privado e na sociedade. Por isso, oriento vocês, jovens, a estudarem e se prepararem para também ocuparem seus espaços”, ressaltou.

Durante a formatura, a mesa foi composta pelo prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio, pelo secretário municipal de Educação, Damásio Gomes, pelo tuxaua da comunidade Serra do Sol, Woston Semeão, pela chefe de Divisão da Educação municipal, Elineude Pinho, pelo coordenador pedagógico do polo Área de Voo, Dones Antônio Batista, pelo coordenador pedagógico Jobson de Oliveira e convidados.

Na abertura do evento, crianças e jovens, formandos Ingarikó, entraram no malocão e reverenciaram os integrantes da mesa e o público. Após a execução dos hinos estadual, municipal e nacional, o tuxaua da comunidade indígena Serra do Sol, Woston Semeão, parabenizou o prefeito Benísio e o secretário Damásio pelo evento histórico na comunidade.

Em seu discurso, Woston disse que os jovens serão as futuras lideranças dos povos Ingarikó. “Vocês serão os responsáveis pela continuidade do desenvolvimento da nossa região”, ressaltou.

Em seguida, o prefeito Benísio discursou e agradeceu ao tuxaua Woston pela calorosa recepção que toda sua equipe recebeu na comunidade Serra do Sol. Ele orientou os jovens a aproveitarem a oportunidade para estudar. Como exemplo de sucesso, Benísio citou o seu atual secretário de Educação, Damásio, que estudou, deu aula na região e agora retornava como secretário.

Na ocasião, o prefeito anunciou a construção, ainda este ano, de uma escola padrão e de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade Serra do Sol. “Também me comprometo a mandar para cá, até março deste ano, um motor gerador”, disse Benísio, aplaudido em seguida pelos moradores da comunidade.

Depois do prefeito, o secretário Damásio fez um discurso eloquente. Lembrou que retornou àquela comunidade depois de 28 anos. “Estudei e hoje sou secretário de Educação. Então, jovens, estudem, pois são vocês que vão cuidar desta terra e do nosso município”, observou.

Damásio também agradeceu ao prefeito Benísio pela confiança em seu trabalho e ao tuxaua da Serra do Sol, Woston Semeão, pela organização e acolhimento de toda sua equipe.

“Não vamos medir esforços para trazer cursos superiores e técnicos ao povo Ingarikó. Mas quero dizer também que a agricultura é muito importante para o nosso povo. Portanto, temos que ter roças para produção de alimentos. Afinal, sem comida não conseguimos estudar”, observou.

Após os discursos, uma aluna Ingarikó fez o juramento em nome da turma e depois os formandos receberam diploma de forma simbólica. Em seguida, crianças e jovens fizeram o juramento e entregaram presentes artesanais a padrinhos, autoridades, familiares e convidados.

Encerrada a solenidade de formatura, a comunidade Serra do Sol serviu um almoço a todos. No dia seguinte houve a exposição da 7ª Feira Artesanal dos povos Ingarikó.

Publicidade

Veja também:

Publicidade