A informação como você nunca viu

Foto: Jardeson Pinho
formatura ingariko
Alunos do ensino infantil festejaram a formação da 1ª turma na comunidade Serra do Sol
PELA 1ª VEZ

Povo Ingarikó festeja formatura da 1ª turma de alunos na Serra do Sol

Inédito em Roraima. Povo Ingarikó reforça cultura com a formatura da 1ª turma de alunos do Ensino Infantil

Pela primeira vez em Roraima, o povo indígena Ingarikó, no município do Uiramutã, extremo Norte de Roraima, festejou a formatura da 1ª turma de alunos do Ensino Infantil. A solenidade aconteceu na comunidade indígena Serra do Sol, no polo Área de Voo, a cerca de 74 quilômetros da sede do município. O local é de difícil acesso.

Os 30 alunos formandos são do 1° e 2° período infantil e do 1° ano do Ensino Fundamental. Eles estudam na escola indígena municipal Upuru Isatan. Na mesma festa, indígenas do Ensino Médio da rede estadual, da escola indígena Jones Ingarikó, concluíram o ano letivo de 2023 e também se formaram.

Ao todo são 192 alunos da rede municipal de 9 comunidades indígenas Ingarikó, na Serra do Sol, região onde se localiza o Monte Roraima, na fronteira do Brasil com Venezuela e Guiana.

Atualmente, 14 professores municipais, todos da região, e nove servidores de apoio executam a árdua tarefa de levar educação aos Ingarikó, que vivem em comunidades muito distantes. Em algumas delas, como a Manalai e a Mapu, por exemplo, a secretaria municipal de Educação fornece até o combustível às canoas para que os alunos cheguem à escola.

Durante o 1° Festejo da comunidade Serra do Sol, que começou dia 27 e vai até hoje, dia 29, oito gestores de escolas indígenas daquela região receberam tabletes da secretaria municipal de Educação. O equipamento cedido pelo Governo do Estado vai servir como ferramenta de trabalho para alunos, professores e gestores.

O prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio, disse que o município tem hoje 68 escolas. Ele falou que são muitas as dificuldades para levar educação de qualidade, principalmente, a alunos que vivem praticamente isolados em comunidades distantes e de difícil acesso.

“É um marco histórico na gestão municipal. É a primeira formatura das crianças Ingarikó. Isso comprova que, mesmo com os obstáculos impostos pela nossa geografia, cheia de rios e serras, não medimos esforços para levar educação a todos. O trabalho é árduo, mas gratificante”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Educação municipal, Damásio Gomes, garantiu durante a solenidade que os investimentos na área vão continuar. Ele adiantou que até setembro próximo, a prefeitura do Uiramutã vai construir uma escola na comunidade Serra do Sol.

“Também vamos adquirir, ainda este ano, cinco motocicletas para atender professores e gestores de escolas que ficam em comunidades de difícil acesso. O prefeito tem uma atenção redobrada com a educação e trata todos de forma igual. Não importa a distância e as dificuldades, pois a nossa prioridade é levar educação de qualidade a todos”, frisou.

A solenidade de formatura começou com a execução dos hinos de Roraima, Uiramutã e do Brasil. Em seguida, os alunos fizeram o juramento e receberem um diploma simbólico. Depois, os formandos presentearam padrinhos, familiares, autoridades e convidados com peças artesanais.

Ao final da formatura, o tuxaua da comunidade Serra do Sol, Woston Semeão, agradeceu o empenho do prefeito Benísio e do secretário Damásio pelo evento histórico na comunidade.

“Essas crianças serão nossas futuras lideranças. Serão também os responsáveis pelo nosso desenvolvimento. O povo Ingarikó está em festa, pois a formatura desta primeira turma entra para a história”, finalizou o tuxaua.

Publicidade

Veja também:

Publicidade