A informação como você nunca viu

Foto: EB
cavalaria
Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro assegura soberania nacional
TENSÃO NA FRONTEIRA

Ministro diz que RR está protegido

O governo federal decidiu reforçar o Regimento de Cavalaria Mecanizada, que já existe em Boa Vista

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou nesta quarta-feira, dia 6, que a região da tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, em Roraima, está protegida pelas Forças Armadas e não será usada por tropas venezuelanas para invadir o país vizinho.

“O Brasil tem que garantir as suas fronteiras, e nossas fronteiras estão garantidíssimas. Não vamos permitir [tropas da Venezuela passando pelo Brasil]. Isso eu asseguro”, disse Múcio.

A região do Essequibo, que hoje está sob domínio da Guiana e a Venezuela pretende anexar, é coberta por uma floresta densa. Por isso, atualmente há dois acessos possíveis: um por mar, e outro passando pelo território brasileiro.

O governo decidiu reforçar o Regimento de Cavalaria Mecanizada que já existe na capital de Roraima. Esse reforço é considerado estratégico, por Boa Vista ser a capital mais próxima da Venezuela.

Já tinha sido anunciado, nos últimos dias, o envio de 20 blindados, além de transformar o batalhão em cavalaria com 130 homens na região de fronteira.

Recado a Maduro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou recados para o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, de que o Brasil “não apoiaria nenhum gesto de insensatez”.

Isso foi interpretado como um gesto claro de reprovação ao golpe político de Maduro, que cria instabilidade na região.

Publicidade

Veja também:

Publicidade