A informação como você nunca viu

Foto: Amilcar Júnior
poste
Poste de energia improvisado na rua José Júlio, na sede do Uiramutã; moradores cobram iluminação pública
ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Moradores pagam taxa sem ter o serviço

Eles pagam a taxa de iluminação pública na conta de luz, mas não têm o serviço, nem postes de concreto na rua

Moradores da rua José Júlio, na sede do Uiramutã, denunciam a cobrança indevida da taxa de iluminação pública na conta de luz. Eles reclamam que na rua sequer tem postes de concreto. Responsável pelo serviço, a empresa Roraima Energia não se manifestou até a publicação da matéria.

Há mais de 10 anos morando no final da rua José Júlio, um servidor público, que preferiu não se identificar, reclamou que todo mês paga pela iluminação pública, mesmo sem ter poste em sua rua.

“É um absurdo. Na minha conta de luz vem a cobrança da taxa de iluminação pública, mas sequer tem poste na minha rua. Isso é uma afronta ao Código de Defesa do Consumidor, pois estamos sendo lesados. Como pagamos por um serviço sem tê-lo?”, questionou o servidor.

Para terem energia, os próprios moradores colocaram postes de madeira e até pernamancas, o que coloca em risco a vida da população. “Já pedimos para a Roraima Energia colocar postes de concreto com a devida iluminação pública, mas até agora nada”, reclamou o servidor.

A reportagem percorreu vários bairros na sede do município e constatou que outras ruas também não têm postes de concreto, nem iluminação pública. Contudo, todos pagam a referida taxa na conta de luz.

No bairro Venezuela, por exemplo, muitos postes de madeira ameaçam cair. A maioria já está deteriorado pela ação do tempo e por cupins. A fiação elétrica baixa é outro sério problema que também coloca em risco a vida dos moradores.

“Já houve acidentes aqui. Um caminhão passou e arrebentou a fiação elétrica, que estava baixa, e continua baixa. Felizmente, ninguém morreu eletrocutado”, contou uma moradora do Venezuela.

A fiação elétrica é ligada através de cabos improvisados e muitos atravessam os terrenos dos moradores. A energia oscila muito e provoca pane em aparelhos eletrodomésticos.

“Já fomos na Secretaria de Obras do Município e falamos com o secretário sobre a iluminação pública, mas ele nos informou que é preciso a concessionaria colocar postes na rua para que a prefeitura possa atender os moradores com a iluminação pública. O problema é que a Roraima Energia nunca colocou os postes”, reclamou a moradora.

Sem êxito – Na tarde de hoje, dia 25, a reportagem do site tentou contato com a Roraima Energia em Boa Vista, mas não obteve êxito. O espaço está aberto.

Publicidade

Veja também:

Publicidade