A informação como você nunca viu

Foto: Jardeson Pinho
posto
Prefeito do Uiramutã, secretários e indígenas inauguraram o novo posto de saúde na comunidade Waromada festejaram
WAROMADA EM FESTA

Prefeitura entrega mais um posto de saúde

Prefeito Benísio anunciou que vai construir mais dois postos de saúde na região da Água Fria, nas comunidades Caraparu III e Santa Creuza

A prefeitura do Uiramutã, ao Norte de Roraima, entregou ontem, dia 12, mais um equipado e estruturado posto médico de saúde, o Marcos da Silva Estevão, na comunidade indígena Waromada, a aproximadamente 65 quilômetros da sede do município.

A tuxaua da comunidade indígena Waromada, Cacilda Estevão, de 49 anos, disse que a entrega do poso médico pode ser considerada um marco histórico para o seu povo, macuxi.

“Agora, com esse posto equipado, temos a mesma saúde municipal que os moradores da sede têm. O prédio novo vai proporcionar um atendimento com mais qualidade e conforto à nossa gente. Portanto, só tenho a agradecer o prefeito Benísio”, disse Cacilda.

A comunidade Waromada tem uma população estimada em 220 indígenas. Desses, 47 são pais de família. Antes, esses moradores recebiam atendimento médico em uma casa feita de barro, coberta de palhas, sem infraestrutura e equipamentos médicos.

Mas hoje a realidade é outra, bem diferente. “O prefeito não nos prometeu nada durante a campanha política, mas mesmo assim veio aqui e construiu esse posto médico. Agora, temos uma unidade de saúde equipada para melhor atender nossa gente”, ressaltou Cacilda.

O posto de saúde também vai assistir a outras comunidades indígenas nas imediações da Waromada. A maioria dos profissionais que atuarão na unidade médica é da própria comunidade. Eles estudaram, fizeram cursos, capacitações e agora estão prontos para atender.

A solenidade

Participaram da solenidade, o prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio (REDE) e os secretários municipais: Lucas Ângelo (Saúde), Damásio Gomes (Educação), Silvanio Alves (Obras), Omerio Cavalcante (Assistência Social) e Damião Silas (Meio Ambiente).

Os vereadores do Uiramutã: Cizimar da Silva (Cidadania) e Professor Gedeão (REDE) também participaram do evento, junto com vários tuxauas de outras comunidades da região da Água Fria.

Os convidados foram recepcionados por crianças, jovens e demais moradores da Waromada. Eles deram as mãos, dançaram e cantaram músicas tradicionais da cultura macuxi. Em seguida, todos fizeram uma oração em agradecimento a Deus.

Reconhecimento – Depois do hino do Uiramutã, o Cerimonial do evento falou um pouco da história de vida de Marcos da Silva Estevão, indígena da comunidade Waromada que deu nome ao posto de saúde.

Marcos nasceu no dia 30 de junho de 1977 e teve oito filhos. Com 23 anos, ele começou a atuar na área da Saúde em sua comunidade, mas em 27 de julho de 2011 faleceu após um acidente vascular cerebral (AVC).

Tuxaua agradece e reconhece trabalho

A tuxaua da comunidade Waromada, Cacilda Estevão, abriu os discursos, dando boas-vindas aos convidados. Ela fez questão de agradecer o prefeito, Tuxaua Benísio, pelo trabalho que vem fazendo à frente da administração municipal.

“Por isso, somos 79 tuxauas da região das Serras apoiando o prefeito, pois reconhecemos o excelente trabalho que ele vem fazendo. Lembro aqui que, durante a campanha, o senhor não nos prometeu nada, mas veio e fez. Portanto, merece mais quatro anos para governar Uiramutã”, concluiu Cacilda.

Obras – O secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Silvanio Alves dos Santos, também elogiou o trabalho que vem sendo feito por Benísio. Ele lembrou que o posto de saúde do Waromada é mais uma das 44 obras já realizadas pela prefeitura do Uiramutã, em pouco mais de 3 anos.

“Ainda aqui nesta região também construímos duas pontes. Já são nove obras apenas aqui, na água Fria. E vamos continuar trabalhando”, assegurou Silvanio.

Educação – Depois, o secretário municipal de Educação, Damásio Gomes, em nome do prefeito, agradeceu a presença de todos e foi logo dando uma boa notícia. “Já existe um projeto em estudo para a construção de uma escola municipal aqui na comunidade Waromada”, anunciou.

Sobre o investimento na Saúde municipal, Damásio fez questão de dizer que agora a comunidade não tem mais um “postinho”, mas um posto médico bem estruturado, equipado e com profissionais capacitados. “É uma grande conquista para vocês”, observou o secretário.

Voz do povo – O vereador Cizimar da Silva (Cidadania) também agradeceu o prefeito Benísio pelo esforço e trabalho que vem fazendo. “Quem ganha é a comunidade, nosso povo. É bom lembrar que outras gestões nunca fizeram o que o atual prefeito está fazendo”.

O vereador Professor Gedeão (REDE) discursou logo em seguida. Ele também elogiou o excelente trabalho que o prefeito vem fazendo. “Na verdade, prefeito, o senhor está realizando um sonho deste povo, por isso o trabalho tem que continuar. Parabéns”, elogiou.

Saúde – Em seguida foi a vez do secretário municipal de Saúde, Lucas Ângelo. Em seu discurso, ele falou que naquele momento estava se sentido realizado porque o posto vai melhorar a qualidade do atendimento médico àquela comunidade. Depois, também deu uma boa notícia. “Em breve, vamos fazer aqui uma ação de saúde”.

AINDA ESTE ANO

Benísio vai construir mais 2 postos

O prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio, em seu discurso, agradeceu a tuxaua da comunidade Waromada, Cacilda Estevão, pela calorosa recepção e parabenizou toda a comunidade pelo novo posto de saúde.

“Lembro-me que fui a Brasília atrás de recursos para a construção deste posto de saúde. É uma conquista após muito esforço, mas valeu a pena porque hoje a comunidade Waromada ganha uma unidade médica bem estruturada e equipada para atender nossa gente”, ressaltou Benísio.

O prefeito também anunciou que vai construir mais dois postos de saúde na região da Água Fria, nas comunidades indígenas Caraparu III e Santa Creuza. “Já fomos atrás dos recursos necessários na Assembleia Legislativa de Roraima e ainda este ano entregaremos essas obras”, garantiu.

Benísio lembrou que, ainda naquela região, está construindo uma escola municipal e concluindo uma importante obra de eletrificação, que vai da comunidade indígena Tabatinga até a Caju. “Essa rede, sem dúvida, vai contemplar a todos que moram na região da Água Fria”, observou.

Convite especial – Antes de finalizar seu discurso, o prefeito aproveitou para convidar a todos, no próximo dia 28, para a inauguração da estrada que leva às comunidades indígenas Estevão e Mudubim. “É um grande feito. Vou chegar lá de Hilux”, avisou Benísio, sendo aplaudido em seguida.

Santa Creuza é a próxima

Durante entrevista, o secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Silvanio Alves, disse que na próxima semana vai começar a obra do posto de saúde da comunidade indígena Santa Creuza.

“A obra já tem ordem de serviço. Portanto, está certa. Nossa previsão, se tudo ocorrer como o previsto, é entregar este posto de saúde na Santa Creuza em três meses. Com isso, chegaremos a uma marca histórica no Uiramutã. Serão 46 obras em pouco mais de três anos. Por isso, o trabalho tem que continuar”, finalizou.

Após o encerramento da solenidade de entrega do posto médico de saúde indígena Marcos da Silva Estevão, a comunidade Waromada serviu um almoço a todos. No período da tarde aconteceu torneio de futebol e corrida de cavalo. À noite, indígenas e convidados dançaram muito forró.

Publicidade

Veja também:

Publicidade