A informação como você nunca viu

Foto: Jardeson Pinho
escola água
Secretário municipal de Educação do Uiramutã, Damásio Gomes, vistoriou as obras da primeira escola indígena de tempo integral em Roraima, na comunidade Água Fria
INÉDITO EM RORAIMA

Uiramutã terá a 1ª escola indígena de tempo integral

A escola infantil da comunidade indígena Água Fria atenderá a 34 alunos, que entrarão de manhã e só sairão à tarde, após jantarem

Inédito em Roraima. A prefeitura do Uiramutã, ao Norte do Estado, está construindo a primeira escola indígena de tempo integral, na comunidade Água Fria, a aproximadamente 81 quilômetros da sede do município. A unidade de ensino municipal vai atender a 34 alunos divididos em três turmas.

Os alunos, de quatro a seis anos, são do 1° e 2° período do Ensino Infantil e do 1° ano do Ensino Fundamental I. Eles entrarão na escola pela manhã e só sairão à tarde. É a primeira escola indígena de Roraima de tempo integral que servirá café da manhã, almoço e janta aos alunos.

A escola municipal indígena de educação infantil Marinha dos Santos Mota terá inicialmente quatro professores, dois servidores de apoio, dois vigias e um cuidador de crianças.

A atual responsável pela escola municipal é a professora Aldonina Brasil Dias. A professora Marineide Barreto é a coordenadora pedagógica responsável pela capacitação dos servidores que irão atuar na unidade.

Marineide explicou que a escola Marinha dos Santos Mota, desde sua fundação, em 2007, funciona até hoje em um prédio do governo do Estado porque nunca teve sede própria.

“Mas agora a escola ganhará seu próprio espaço físico e isso com certeza vai nos proporcionar mais autonomia. Será um grande desafio ter a primeira escola indígena de Roraima de tempo integral”, disse Marineide.

A previsão de inauguração da escola, já com a implantação do projeto piloto de tempo integral, é para a primeira quinzena de maio deste ano. O secretário municipal de Educação, Damásio Gomes, explicou o motivo da comunidade indígena Água Fria ter sido escolhida para a implantação do projeto piloto inédito em Roraima.

“Fizemos uma pesquisa minuciosa e constatamos, então, que o projeto se encaixava perfeitamente aos moradores da comunidade indígena Água Fria. Entre os requisitos para a nossa escolha, levamos em consideração também que todos as crianças que irão estudar na escola de tempo integral recebem o Bolsa Família”, justificou Damásio.

O secretário reforçou que todos os servidores da escola de tempo integral já estão passando por uma capacitação específica para atender de forma segura os alunos indígenas municipais.

“Também digo que se houver necessidade, vamos abrir processo seletivo para contratar novos profissionais para atuarem na escola de tempo integral”, adiantou Damásio.

A escola também desenvolverá vários projetos com as crianças, como o Horta Escolar, que vai produzir legumes e verduras que serão utilizadas na produção da merenda da própria unidade.

O projeto Horta Escolar será desenvolvido numa parceria entre Secretaria Municipal de Educação do Uiramutã e a empresa responsável pela execução das obras da escola, a Exclusiv Comércio e Serviço Ltda.

Damásio também adiantou que a prefeitura do Uiramutã já corre atrás de outras parcerias para conseguir recurso financeiro para construir a quadra esportiva da escola Marinha dos Santos Mota.

 

Vereador garante que escola terá quadra esportiva

O vereador do Uiramutã, Cizimar Adelino da Silva (Cidadania), disse que já conversou com o deputado federal Stélio Dener (Republicanos).

“O processo para locação dos recursos federais já está em andamento e será concluído até o segundo semestre deste ano. A escola de tempo integral também terá quadra esportiva. Isso com certeza dará mais qualidade no processo de ensino de nossas crianças”, concluiu Cizimar.

 

Coordenador diz que projeto fortalece educação indígena

Coordenador pedagógico municipal do Polo Água Fria, o professor Alex dos Santos também fez uma avaliação positiva da futura escola de tempo integral em sua comunidade.

“A Marinha dos Santos Mota antes tinha apenas o nome, mas agora ganhará seu próprio prédio. Isso com certeza dará mais independência aos professores e demais servidores. Sem dúvida é uma vitória porque fortalece ainda mais a qualidade de ensino da educação indígena do nosso município”, observou Alex.

Durante a vistoria na obra, na manhã de ontem, dia 12, o secretário Damásio foi acompanhado pelo coordenador pedagógico municipal, professor Jobson Ferreira, e pela sua assessoria de Comunicação.

“Será um feito inédito. Teremos ainda este ano a primeira escola indígena de tempo integral em Roraima. Tudo isso graças ao esforço do prefeito, Tuxaua Benísio, que trata a nossa Educação com muita prioridade”, finalizou Damásio.

Publicidade

Veja também:

Publicidade